Claudemir Pereira

MDB quer a definição de Fantinel até o final do ano

MDB quer a definição de Fantinel até o final do ano

Foto: Paulo Garcia (Divulgação)

O MDB tem se reunido regularmente. Um avanço, reconhecem vários militantes. O partido tem se mexido. E discutido, o que era raro não faz muito tempo. E olha que alguém poderia dizer, com algum tino, que só trocou de liderança: saiu Cezar Schirmer, entrou Beto Fantinel. Um e outro têm a imagem rondando qualquer reunião, presentes ou não.
Caaalma. A comparação é apenas essa. Inclusive pela idade, Fantinel terá de comer muito feijão ainda para ombrear o histórico líder. O fato é que, sim, ele é o cara no MDB. Mas já é cobrado. No encontro do Diretório da última segunda-feira, por exemplo, o deputado licenciado e secretário de Assistência Social foi de novo citado.

 
O partido o reconhece como o principal nome para concorrer à prefeitura. No entanto, percebeu-se, a agremiação quer saber o que pensa de fato Fantinel. Ele até se reuniu com potenciais aliados, em conversas preliminares atrás de possível apoio. Mas não passou disso.


O MDB e seus principais militantes já demonstram certa impaciência. Tanto que querem definição de Beto Fantinel “até novembro, dezembro”. Desenhando: teria que decidir até essa data se vai ou não colocar seu nome na disputa. Ele não parece ter pressa. Mas o partido tem. Daí a intimada a ser dada, se é que já não foi.


MAIS CAMPANHA

Entre as mudanças promovidas pela minirreforma eleitoral em debate no Congresso, uma é a antecipação das datas das convenções e do registro de candidaturas. Razão oficial é dar mais tempo à Justiça Eleitoral para julgar as pendências. Na prática, porém, o que conta para os partidos é que essa simples medida garante mais tempo para o que eles mais querem: tocar ficha na campanha em busca do voto.


OTIMISMO E...

Poucos partidos têm mais candidatos que vaga. É o caso, em Santa Maria, do MDB, que até tem conquistado interessados em filiar-se, diz sua direção. Donde pode-se deduzir, e isso é muito importante, que o problema, no próximo ano, não será listar um grupo de 21 nomes para o Legislativo. Há oferta suficiente. A principal questão, porém, será garantir qualidade política e eleitoral no grupo escolhido.

MAIS TEMPO

Passou meio batido, mas a Executiva Estadual do MDB tomou importante decisão 10 dias atrás: prorrogou por um ano o mandato dos Diretórios Municipais, que encerraria em maio de 2024. Com isso, a ideia é não atrapalhar, com disputa interna, as articulações visando ao pleito, justamente no momento de maior ebulição. Assim, Francisco Harrisson e seus companheiros ganham mais tempo no comando partidário.

NA CAPITAL

O vereador e presidente do PP em Santa Maria, Pablo Pacheco (foto), andou assuntando em Porto Alegre, na última semana. Sua parada principal foi na Assembleia Legislativa, onde fez contato visando emendas orçamentárias para a cidade. Mas o principal tema junto aos deputados, acredita-se tenha sido a discussão sobre o pleito de 2024 e uma grande preocupação: buscar uma nominata competitiva à Câmara.

PARA FECHAR!

Quem contou essa é um observador partidário do interior de um deles. Segundo ele, com exceção das siglas organizadas, diga-se PT, MDB, Republicanos (e talvez o PP), os demais estão com nomes para disputar a eleição de vereador que “a gente nem sabe se irão concorrer”. Ele anota: “tem dirigentes tentando trazer nomes novos, mas o cenário de polarização não está ajudando a convencer as pessoas”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os planos do PSDB para 2024 na fala de seu novo presidente Anterior

Os planos do PSDB para 2024 na fala de seu novo presidente

Como a minirreforma eleitoral pode impactar no cenário político de Santa Maria Próximo

Como a minirreforma eleitoral pode impactar no cenário político de Santa Maria

Claudemir Pereira