Claudemir Pereira

A ausência conveniente e as chances de Fantinel concorrer

A ausência conveniente e as chances de Fantinel concorrer

O deputado licenciado e secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, não tem participado das reuniões do Diretório de seu partido, o MDB. Alegadamente, por fundadas razões: está em atividade oficial.

 
De todo modo, a ausência acaba por se tornar conveniente quando se percebe que o grande líder emedebista santa-mariense hoje, é lembrado e aclamado (como aconteceu em encontro da última segunda-feira) por moção que o quer candidato a prefeito em 2024.

Por outro lado, ele não precisa (nem fará isso, por ora, se conseguir evitar) assumir que gostaria de concorrer e, pensam muitos, não precisa antecipar nada – por enquanto.
As razões acima são verdadeiras, com certeza. Mas também não conseguem esconder outra realidade: a inexistência de convicção absoluta de Fantinel, a propósito de sua candidatura. Sem ela, que pode vir, e uma consistente aliança, capaz de garantir maior estofo numérico e espaço na propaganda eletrônica, a candidatura não virá.

E o MDB, sem o deputado na urna, terá de buscar outra opção. Que, se dependesse exclusivamente dos graúdos da Capital, seria se aliar ao PSDB. E então, o que vai ser?


Luneta

NAS REDES   

Levantamento recente aponta a liderança de dois opostos, nas redes sociais. Enquanto Giuseppe Riesgo, do Novo, ganha de goleada em engajamentos no Instagram, o petista Valdeci Oliveiro é o supercampeão no Facebook. Isso, claro, não ganha eleição. Mas pode ajudar a perder, se os (ainda pré) candidatos não se mexerem. Ah, e ter militantes disciplinados e em número expressivo também ajuda, obviamente.


AUSÊNCIA

Sem número mínimo de deputados federais no seu partido, o novista Giuseppe Riesgo, não obstante a representatividade pessoal, poderá (ou deverá) ficar fora dos debates promovidos pelos veículos de comunicação de Santa Maria no próximo ano. Para que a situação mude, só se todos os outros candidatos a prefeito concordarem. Se não houver essa boa vontade, mesmo que os veículos possam desejar, nada feito.

TRÊS NOMES

Partidos e Federações avançam na formação das nominatas à Câmara. No caso da “Brasil da Esperança”, que une PT, PV e PC do B, a coluna apurou que os comunistas do B terão três das 22 vagas disponíveis. Elas serão ocupadas pelo atual vereador, Werner Rempel, e pela suplente Maria Rita Py. O terceiro nome a ser apresentado é Augusto Panzenhagen, que atua no gabinete do partido no Legislativo.


ROCA-TROCA

Até outro dia, se dizia que só Manoel Badke (UB) e Tony Oliveira (Podemos) usariam a “janela da traição’, em março, para trocar de sigla sem perder o mandato. Pois o número cresceu. Já se fala, por exemplo, que Juliano Soares (foto) trocará o PSDB pelo PP (ou até MDB) e a própria Luci Duartes, do PDT, pode mudar de ideia, ela que já declarou à coluna seguir no partido, “ao menos até março”. Logo...

PARA FECHAR!
Diferente de Sérgio Cechin e Jader Maretoli, por exemplo, que poderão estar nas urnas de 2024 na disputa à Câmara, um pelo PP, outro pelo PL, no mínimo um dos protagonistas de 2020 estará fora. No caso, o petista Luciano Guerra, que atuará apenas na coordenação da campanha de Valdeci Oliveira, mas ele próprio não é candidato. Assim como o atual prefeito, Jorge Pozzobom, que só concorre em 2026.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Reuniões aqui e acolá tratam de buscar uma opção anti-Valdeci Anterior

Reuniões aqui e acolá tratam de buscar uma opção anti-Valdeci

A luta pela “segunda vaga” no União Brasil e a briga de João Luiz Vargas Próximo

A luta pela “segunda vaga” no União Brasil e a briga de João Luiz Vargas

Claudemir Pereira