Claudemir Pereira

Lucia Madruga, a vice-prefeita dos sonhos tucanos para Rodrigo Decimo

Lucia Madruga, a vice-prefeita dos sonhos tucanos para Rodrigo Decimo

Foto: Ariéli Ziegler (Prefeitura/Arquivo)

“Agradeço, também, à professora Lúcia Madruga, a nossa ‘prefeita da educação’, por ser incansável no empenho por cada uma dessas conquistas.” As palavras são do prefeito municipal Jorge Pozzobom, em artigo produzido e tornado público logo após a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Monte Bello, em meados de dezembro, no Bairro Camobi.

Não há por que duvidar da sinceridade do tucano-mor da cidade, que jamais escondeu a admiração pela mestra oriunda dos quadros da UFSM e que, há quem diga, afora ser estrela da atual administração e também da anterior, teve desempenho que contribuiu inclusive para a reeleição de Pozzobom, há três anos e pouco.


Vai daí que começa a fazer cada vez mais sentido a ideia que o colunista apurou junto a fontes próximas do poder municipal, segundo a qual estaria ali o nome preferido do governismo para ser a candidata a vice-prefeito na chapa a ser comandada por Rodrigo Decimo, que deve confirmar em março a filiação ao PSDB – ele que foi eleito pelo PSL, partido falecido há dois anos, ao se fundir com outro finado, o DEM, para deles nascer o União Brasil.

Então está tudo certo?! Isto é, Lucia Madruga será confirmada candidata a vice-prefeita? Pode ser que sim. Ou não. Há pelo menos duas questões a ser resolvidas antes, pelos operadores políticos envolvidos.

Uma delas, e a mais importante: a professora quer? Estaria disposta a trocar de lugar, deixando uma função espinhosa, mas certamente bastante diferente da que se impõe nas novas condições de convivência com a comunidade? Na mesma linha, estaria disposta a virar política, no sentido estrito a que a sociedade coloca o cargo de vice-prefeito?

Ultrapassada essa situação, de resto nada fácil de ser resolvida (é o que se diz), há uma questão prática óbvia: qual o partido que receberia a professora, se ela assim desejasse? Das agremiações que com certeza estarão junto ao PSDB na disputa de outubro, a mais fiel é o Republicanos. Se concretizada a filiação, que, ao que consta, estaria sendo já tratada nos bastidores, seria com certeza decisão de ocasião. Sob medida para garantir uma aliança. Como, por sinal, já aconteceu em 2020. Então, Rodrigo Decimo é que foi estrategicamente alistado nas fileiras do PSL. Aconteceria agora outra vez, com outras personagem e sigla? A conferir.

O certo, porém, é que o nome preferido para ser vice de Decimo é Lucia. Se vai dar gol, as próximas rodadas dirão. Mas, atenção: o prazo final para que isso aconteça, ou não, é o comecinho de abril. Até dia 5, para ser mais preciso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Atualizações e bastidores na Câmara de Vereadores de Santa Maria Anterior

Atualizações e bastidores na Câmara de Vereadores de Santa Maria

A superfederação que traria uma grande confusão ao cenário eleitoral de Santa Maria Próximo

A superfederação que traria uma grande confusão ao cenário eleitoral de Santa Maria

Claudemir Pereira