A estratégia testada em debate do Diário; mas ela pode mudar

A estratégia testada em debate do Diário; mas ela pode mudar

Foto: Beto Albert (Diário)

A este escriba pareceu bastante claro qual o objetivo de cada candidato no debate promovido pelo Diário e que, imagina o escriba, tenha sido aprimorado (mas não modificado) no realizado depois do fechamento da coluna, na sexta-feira (23), pela TV Câmara.


​ ​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Coube a Alidio da Luz, Moacir Alves e Paulo Burmann, cada qual do seu jeito, expor programas e, no caso do psolista, tentar fustigar os candidatos à direita, especialmente Giuseppe Riesgo e Roberta Leitão. Mas esta e aquele tentaram, mais que tudo, e seguindo as regras do debate, fustigar Rodrigo Decimo. Que defendeu o governo do qual faz parte e tentou não entrar no legítimo jogo dos adversários.

 
E Valdeci Oliveira? Não se mexeu. Nem precisou. Todos os demais concorrentes o esqueceram, o que, de resto, se certo ou errado, se têm (todos) informações de pesquisa não divulgada, dão a entender que o petista, das duas uma, não tem chance alguma (o que não parece crível) ou estaria como favorito para chegar ao segundo turno.

 
Assim, o que se viu foi Roberta e Riesgo, sobretudo, indo para cima de Decimo, que seria o adversário a ser batido, na luta por um lugar no turno decisivo.

 
Atenção: o que você leu acima é fato. Basta ir ao YouTube e, com o devido distanciamento cronológico, rever as atuações de todos. Mas há também a percepção do analista. E esta é subjetiva. Porém necessária.

 
Assim é que ficou evidente: candidatos com maiores pretensões de chegar ao turno final pegaram leve com Valdeci Oliveira e confrontaram Rodrigo Decimo. Este, olimpicamente, ignorou e manteve suas ideias.

 
Debate ideológico? Chegou através de um “outsider”. Alidio da Luz, quando teve chance, tentou contrapor Giuseppe Riesgo e Roberta Leitão. Estes, porém, pareciam mais preocupados em inquirir o vice-prefeito, numa estratégia clara para cavar um espaço suficiente para levar um ou outro (parece não haver lugar para ambos, ao mesmo tempo) ao segundo turno.

 
Enfim, o debate mostrou a que vêm cada um. E será ou não confirmado já no final da próxima semana, quando o trololó eletrônico estiver no ar. Melhor aguardar. E conferir.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Decimo, o PP e o tempo no “trololó” Anterior

Decimo, o PP e o tempo no “trololó”

Câmara de Santa Maria tem quase 30% menos candidatos que há quatro anos Próximo

Câmara de Santa Maria tem quase 30% menos candidatos que há quatro anos

Claudemir Pereira