O exército de militantes à disposição dos candidatos

Esta coluna habituou o leitor a, periodicamente, acompanhar a evolução do número de eleitores santa-marienses com filiação partidária. Os números se tornam particularmente mais importantes nesse momento pré-eleitoral. 


 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Afinal, se pressupõe que os alistados às agremiações que concorrem ao pleito gratuitamente se disponham a participar da campanha. Não é beeem isso, claro, e há várias (ou muitas) filiações meramente cartoriais. Pode ser. Mas ainda assim, é importante saber com quantos, em tese, os partidos podem contar.

 
Dito isto, aos números. E, para começar, os totais. São, conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 25.871 filiados aos 29 partidos com vida legal em Santa Maria. Meros 119 além dos registrados em maio, dado aqui publicado. Isso significa, em percentual arredondado, algo como 12% do total de eleitores santa-marienses.

 
A seguir você tem uma ideia, somando os filiados a cada partido vinculado a um candidato, quantos militantes, em tese, os candidatos e partidos podem ter à disposição. Preliminarmente, que se diga: na frente estão, obviamente, os que ostentam as alianças mais vigorosas, numericamente. Com uma exceção apenas, como se verá adiante.

 
Na sequência, o leitor pode conferir os dados, na ordem numérica, da maior à menor, desse verdadeiro exército teoricamente à disposição dos concorrentes à prefeitura:

 
Valdeci Oliveira
O petista conta com o maior contingente. São 8.438 filiados no total, provenientes do PT (6.499), União Brasil (1.529), PC do B (342) e PV (68).


Rodrigo Decimo
O tucano, inclusive porque formou a maior coligação, também tem grande número de “soldados”, perdendo apenas para o petista. No total, são 7.380 filiados, provenientes do PSDB (2.044), PP (2.696), Republicanos (816), PSB (788), PSD (610) e Cidadania (426).


Giuseppe Riesgo
O prefeiturável conta com 3.601 filiados, somando os 171 de seu próprio partido, o Novo, aos 31 do Avante e 3.399 do MDB.


Paulo Burmann
É o maior dos concorrentes que vão à disputa solitos. Pode contar com os 2.659 militantes oficiais do seu partido, o PDT.


Moacir Alves
Também vai sozinho à disputa. Tem à disposição somente os militantes alistados na sua agremiação, o PRD. E eles são exatos 1.758 filiados.


Roberta Leitão
É possível que eles sejam mais engajados, o que pode fazer muita diferença na campanha nas ruas. Mas na frieza dos números, a candidata do PL só tem mais filiados que o psolista Alídio. São, no total, 1.244 filiados, dos quais 966 do PL da prefeiturável e 278 do aliado Podemos.


Alídio da Luz
O psolista é o menor entre todos, pelo critério de filiação. Conta com 425 alistados, resultado da soma dos 357 do PSol e 68 do Rede.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

259 qualificados cabos eleitorais e quem eles apoiam à prefeitura de Santa Maria Anterior

259 qualificados cabos eleitorais e quem eles apoiam à prefeitura de Santa Maria

Decimo, o PP e o tempo no “trololó” Próximo

Decimo, o PP e o tempo no “trololó”

Claudemir Pereira