Os sorrisos e o primeiro dos objetivos: chegar ao 2º turno

Os sorrisos e o primeiro dos objetivos: chegar ao 2º turno

Foto: Divulgação

Não se sabe como será gerida a campanha quando ela de fato começar. Como serão administradas as naturais tensões que marcam uma caminhada eleitoral. Inclusive as decorrentes de eventuais percentuais abaixo do desejado e projetado, nas pesquisas de intensão de voto. Ou até a euforia nos momentos em que os sinais forem positivos.

 
​  + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Mas há algo que os líderes do consórcio governista que bancam a dobradinha Rodrigo Decimo (PSDB) / Lúcia Madruga (PP) conseguem, nesse pré-início de campanha: demonstram unidade. É uma explicação possível para o sorriso ostentado na foto que ilustra este artigo e que mostra os presidentes do quinteto de agremiações que dele fazem parte.

 
A reunião do limiar desta semana, com Guilherme Cortez (PSDB), Pablo Pacheco (PP), Celso Carvalho (PSB), Jorginho Leal (PSD) e Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), segundo a versão oficial, sela a unidade entre todos. Além disso, esboçou a organização dos trabalhos, inclusive das convenções oficializadoras dos candidatos.

 
Em tempo: para além das razões oficiais, a coluna apurou que a grande preocupação do quinteto de dirigentes é defender, em uníssono, que se mantenha o crescimento econômico e social de Santa Maria, o que, na opinião deles, seria difícil se “a esquerda retomasse o poder” ou, mesmo, que surgissem “aventureiros de ocasião”. Quem?, perguntou a coluna. A resposta: os que flertam com a extrema direita e fazem o discurso “vazio da dicotomia Lula x Bolsonaro”. Então, tá.

 
Ah, e a ideia inicial e declarada é, mesmo, primeiro garantir a presença no segundo turno. Depois? Bem, é depois.


Luneta

As mulheres
Os outros partidos também fizeram ou fazem ação semelhante, que se diga. Mas, curiosamente, nesta semana foram o PP e o MDB. Em Restinga Sêca, os emedebistas reuniram suas pré-candidatas, mas não apenas, na quinta e na sexta. Já os pepistas santa-marienses fizeram, na noite de quinta, evento para chancelar a pré-candidatura de Lúcia Madruga à prefeitura, na dobradinha com o PSDB de Rodrigo Decimo.

Riesgo e o MDB
A convivência, e sobretudo os números de pesquisas de intenção de voto, podem mudar o quadro. Mas hoje, com absoluta certeza, Giuseppe Riesgo (foto), do Novo, em ação liderada pela cúpula do MDB, obteve a aliança desejada, mas está longe de conquistar o coração da maioria dos companheiros recém-chegados. O discurso direitista é legítimo, mas não convence emedebistas menos maleáveis ideologicamente.

Riesgo e o MDB (2)
É claro que a campanha eleitoral pode exercer o poder da mudança. Por ora, porém, os corredores emedebistas, inclusive com repercussão no Palacete da Vale Machado, indicam uma dissidência silenciosa. Se bem que, em alguns ambientes, já se fala abertamente na busca de voto, fora dos gabinetes, para outro candidato a prefeito. E hoje, o depositário desse apoio ainda velado é o tucano Rodrigo Decimo.

Palco
Desde a sexta e até o domingo, acontece mais uma Feicoop, evento que tornou Santa Maria a capital da economia solidária. Não há dúvida: o local será palco para o desfile de boa parte dos concorrentes em outubro. Da esquerda ao centro, a presença é óbvia. Mas, excetuados os extremistas de direita, não faltará quem queira tirar uma casquinha do evento. E, cá entre nós, é uma participação legítima.

Para fechar!

Dos partidos que buscam o protagonismo no pleito deste ano, o União Brasil (UB) é o que abre a fila das convenções. A sigla que tem entre seus filiados o pré-candidato a vice-prefeito José Farret fará seu encontro no dia 20, sábado, a partir das 9h. Além de chancelar a aliança e o nome do parceiro de Valdeci Oliveira (PT) na disputa majoritária, o UB oficializará a lista de 22 candidatos à Câmara.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UB é o primeiro grandão a definir candidatos. E José Farret é um deles Anterior

UB é o primeiro grandão a definir candidatos. E José Farret é um deles

As vantagens objetivas dos edis na disputa pela reeleição Próximo

As vantagens objetivas dos edis na disputa pela reeleição

Claudemir Pereira