plural

Confira a reflexão de Natal da articulista Neila Baldi

FAMÍLIA ACIMA DE TUDO

É Natal e eu poderia falar do que esta data representa para nós, cristãos. Mas o Brasil me obriga...Não há como fazer de conta que não vivemos em um país desgovernado cujo mandatário só pensa em si.

Na campanha, ele anunciava: Família acima de tudo; Deus acima de todos. Que Deus, eu não sei, mas com certeza não é o mesmo que o meu. Que Deus aceita a promoção de um genocídio e liberação de armas para 'cidadãos de bem'? Um dos mandamentos não é: Não matarás? Mas a família, eu tenho certeza. E ele deixou claro em julho do ano passado, quando disse: "Pretendo beneficiar filho meu sim, pretendo, se puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou"? 

CRIMES

Pois é o que ele tem feito, usado seu cargo para beneficiar sua família. E isso é crime. Os últimos foram as acusações de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu relatórios para auxiliar a defesa do filho senador. 

Como explicou o professor de direito penal da FGV Davi Tangerino à BBC News Brasil, se for confirmada a mobilização de órgãos públicos para atender interesses particulares da família presidencial e tentar atrapalhar a investigação das rachadinhas - que envolve um dos filhos do mandatário do país - houve crime comum e crime de responsabilidade, podendo haver impeachment. 

Não é de hoje que a família dele vem sendo protegida e beneficiada. Há indícios de que os negócios do filho mais novo tenham tráfico de influência do inquilino do Palácio do Planalto. Em 13 de novembro, o caçula articulou e participou de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e empresários da Gramazini Granitos e Mármores - que patrocina a sua empresa. Além disso, segundo a Folha de São Paulo, a Astronautas Filmes, produtora de audiovisual que possui contrato com o Governo Federal, realizou gratuitamente a cobertura da festa de inauguração da empresa do caçula. Qual o nome disso? 

Por enquanto, parece que a única não beneficiada pelo cargo do pai é a menina. Em abril, o ex-ministro da Justiça - que ajudou a eleger este que aí está - quando deixou o governo, anunciou que havia interesse do chefe do executivo em aparelhar a Polícia Federal para tirar os filhos - o senador e o vereador - da mira de investigações. Além disso, o deputado, por ser filho de quem é, quase ganhou uma embaixada, e agora é investigado por compras de imóveis com dinheiro vivo... 

Parece que só uma família interessa a esse senhor. Enquanto isso, mais de 185 mil famílias brasileiras passam o Natal enlutadas. E outras mais sofrerão porque o egoísta só pensa em si, na sua família, e sua perpetuação do poder. Quantos crimes ainda serão necessários para que o processo de impeachment seja aberto?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A Academia Paulista de Letras Anterior

A Academia Paulista de Letras

Hoje é Natal!! Próximo

Hoje é Natal!!

Colunistas do Impresso