Foto: Divulgação
Após registrar superlotação em todas as unidades, inclusive no Pronto Socorro e nas áreas de internação, o Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, adotou medidas restritivas no atendimento. As informações foram divulgadas, na quinta-feira (4), por nota publicada nas redes sociais da instituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O hospital irá atender prioritariamente casos de extrema urgência e emergência. Neste contexto, situações classificadas como não urgentes poderão sofrer atrasos ou ser encaminhadas para outros serviços.
No documento assinado pela médica e diretora técnica do hospital Jibse Wandscheer Marchioro, a instituição orienta que a população “sempre que possível, procure as Unidades Básicas de Saúde e a UPA para demandas de menor gravidade”, e reforça que está “trabalhando intensamente para normalizar o fluxo e retomar os atendimentos regulares”.
Um novo comunicado deve ser emitido pelo hospital assim que os atendimentos forem normalizados. Questionada sobre número de pacientes afetados e fatores que contribuiram para a superlotação, a instituição se limitou a comentar que “as informações ja foram publicadas nas redes sociais, bem como, informadas aos órgãos competentes”.
Estrutura
Referência em média e alta complexidades para mais de 30 municípios da região Missioneira, o hospital tem 10 leitos de tratamento intensivo (UTI) para adultos e atua nas especialidades de neurologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, oncologia e nefrologia, entre outras. Na instituição, também são realizados transplantes ósseos e de córneas, bem como a busca ativa de órgãos.