Os planos da prefeitura de Santa Maria para pagar o 13º e o salário; pagamento a parte de fornecedores é suspenso

Os planos da prefeitura de Santa Maria para pagar o 13º e o salário; pagamento a parte de fornecedores é suspenso

Foto: Samuel Marques (PMSM)

A poucos dias do fechamento do ano, a situação financeira da prefeitura de Santa Maria levou o prefeito Rodrigo Decimo (PSB) a detalhar, em entrevista ao programa F5 desta sexta-feira (8), como o Executivo está calculando cada passo para garantir o pagamento do 13º salário e da folha de dezembro. Segundo ele, o caixa municipal enfrenta pressão incomum neste fim de 2025, especialmente devido às transferências obrigatórias ao Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ipassp) e à oscilação das receitas no mês de novembro. Uma das primeiras medidas para garantir mais verba em caixa para pagar os servidores foi suspender, desde a última terça, o pagamento de parte dos fornecedores da prefeitura. Só estão mantidos pagamentos a empresas que prestam serviços essenciais, como saúde e coleta de lixo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Neste ano, nós transferimos dos cofres da prefeitura R$ 235 milhões para o Ipassp. Esse recurso está fazendo falta, sem dúvida nenhuma. A prefeitura, financeiramente, não está comprometida, tanto é que está transferindo esses valores para o Ipassp. Se nós temos esses valores para transferir para o Ipassp, não fosse isso nós teríamos condições de saldar todos os nossos compromissos com tranquilidade – destaca o prefeito.


Decimo afirmou que o cenário é de “ajuste fino”, o que torna impossível antecipar valores sem segurança técnica. A administração trabalha para anunciar, nos próximos dias, quanto será possível pagar de 13º no dia 20, data prevista por lei. A incerteza não é motivada por falta de planejamento, reforçou Decimo, mas por fatores que comprometeram a disponibilidade imediata de recursos.


Para tentar ampliar o caixa, desde terça-feira (2) a prefeitura suspendeu momentaneamente os pagamentos a fornecedores, mantendo apenas os desembolsos considerados essenciais, como saúde e coleta de lixo. A estratégia é acumular o máximo possível antes do dia 20. Com base no saldo final, o governo decidirá se pagará um percentual igual do 13º a todos os servidores e aposentados ou se priorizará inicialmente o pagamento do benefício para quem recebe salários menores.


Decimo explicou que os repasses do Estado e da União, previstos para os dias 22 e 23, devem garantir recursos suficientes para quitar integralmente os salários a todos os servidores e aposentados no dia 30. Já para janeiro, a entrada da cota única do IPTU até o dia 12 deve permitir o pagamento dos fornecedores represados neste fim de ano e também assegurar a folha do mês, sem atrasos.


– Nós apresentamos à Câmara de Vereadores um projeto de lei que viabilizaria o pagamento do 13º salário através de uma operação com o Banrisul, que já opera em outros municípios. Não havendo a possibilidade de avançarmos com esse projeto, realmente, os recursos ficaram escassos. Nós não vamos ter condições financeiras de saldar a totalidade dos compromissos, quais sejam os nossos fornecedores, e a folha do 13° salário e a folha de pagamento do mês de dezembro.


Mesmo com as medidas emergenciais, o prefeito alertou que a situação exige mudanças estruturais. Ele reiterou que, para evitar risco de comprometimento nos pagamentos de salários ao longo de 2026, será necessária a aprovação de uma reforma da Previdência municipal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os planos da prefeitura de Santa Maria para pagar o 13º e o salário; pagamento a parte de fornecedores é suspenso Anterior

Os planos da prefeitura de Santa Maria para pagar o 13º e o salário; pagamento a parte de fornecedores é suspenso

Após retirada do projeto sobre 13º, servidores seguem com mobilização na Câmara de Vereadores Próximo

Após retirada do projeto sobre 13º, servidores seguem com mobilização na Câmara de Vereadores

Política