colunistas do impresso

A serpente e o vaga-lume ou o bem e o mal

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Hoje, falarei do ocorrido entre a Serpente e o Vaga-lume, uma história do tempo em que os bichos falavam que é assim: do nada, a serpente começou a perseguir o vaga-lume. No primeiro dia, o vaga-lume fugiu e ela não desistiu. No segundo dia, ele também conseguiu escapar. No terceiro dia, quase sem forças, o vaga-lume parou, olhou para a cobra e falou: Cobra! Posso te fazer três perguntas? A cobra disse que sim. Aí o vaga-lume mandou a primeira pergunta: Cobra! Eu pertenço a tua cadeia alimentar? Ela respondeu: Não! Depois, veio a segunda pergunta: Eu te fiz algum mal? E a cobra respondeu: Não! E, finalmente, a terceira pergunta: Então cobra, porque queres acabar comigo? A cobra fez uma pausa e disse: Porque não suporto mais ver você brilhar.

A palavra "brilhar", que a cobra usou, é sinônimo de inveja, de desejo irrefreável de possuir ou de desfrutar o que é do outro, é ter desgosto pela luz, felicidade, prosperidade, pelo carisma e brilho alheio.

Aqui, cabe lembrar que brilhar significa ter luz própria. Ser uma pessoa iluminada, boa, proativa, realizada, próspera, capaz de amar e ser amada. Brilhar, no nosso contexto, é estar de bem com a vida, mas a realidade tem mostrado que isto é muito bom para si, mas pode incomodar muita gente frustrada por não conseguir brilhar, amar, realizar, nem ser feliz.

Você sabe que uma pessoa incomodada, invejosa, que tem ciúme da vida alheia pode se tornar perigosa? Sim! Perigosa porque ela é capaz de fazer de tudo para destruir a felicidade do outro de qualquer jeito.

Neste caso, este sentimento abre a porta para o eterno conflito entre o bem e o mal, a inveja e a tentação. Isto está registrado na história da humanidade há mais de 5 mil anos. Na própria Bíblia, está retratado na tentação sofrida por Adão e Eva, ilustrado na vida dos profetas, dos patriarcas Abraão, Isaque, Jacó, José, e até na de Jesus. É! Onde há inveja, há tentação, ambição, confusão, e todo tipo de mal.

Os islâmicos usam uma frase para ilustrar isto que diz assim: mantém-te distante da inveja, pois, assim como o fogo queima a lenha, a inveja consome as boas ações. O livro dos Provérbios [13.30] reforça esta ideia apresentando que o coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.

Caro leitor, a inveja bloqueia a prosperidade e causa danos espirituais. Portanto, procure não ambicionar a vida de alguém, invista sua energia nos seus objetivos, concentre-se, planeje o passo a passo da sua realização, e se for o caso, peça a ajuda de Deus e do seu Anjo da Guarda para realizá-los.

Sabias que estudos realizados em Harvard comprovaram que a inveja afasta as possibilidades de uma vida plena, e que a pessoa invejosa, além de ficar mais feia, mais abatida e mais envelhecida, tem maior probabilidade de estresse e depressão? 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria fez o bom combate pela ESA Anterior

Santa Maria fez o bom combate pela ESA

Iniciativa meritória Próximo

Iniciativa meritória

Colunistas do Impresso