chuvarada

Rio Vacacaí está 5,7 metros acima do normal, e famílias saem de casa em São Gabriel

da redação


Foto: Marcelo Ribeiro (Caderno 7)

ATUALIZADA - às 17h46min do dia 25 de julho de 2019 

As equipes da Defesa Civil de São Gabriel monitoram o nível do Rio Vacacaí desde a madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil, há pontos de alagamento nos bairros Beira Rio e Mato Grosso. Vinte famílias precisaram deixar as suas casas na manhã de hoje e estão abrigadas com familiares. 

Em três dias, acumulado de chuva ultrapassa 120 milímetros em Santa Maria

O Rio Vacacaí já está 5,2 metros acima do normal na cidade. Conforme monitoramento da Defesa Civil, o rio sobe de 15 a 20 centímetros por hora no município.

Os alagamentos causaram também o bloqueio de trânsito em duas ruas: na Rua Clarestino Bento e dois trechos da Avenida Alfredo Porciúncula. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu mais de 100 milímetros na cidade desde terça-feira. 

A Defesa Civil está em estado de alerta e o Exército já foi acionado para ajudar em uma eventual remoção de mais famílias, já que o nível do rio deve subir nas próximas horas. O ginásio de uma escola está sendo preparados para abrigar famílias, caso a água invada outras residências. 

Apesar de não chover nesta manhã em São Gabriel, em cidades próximas, como Dom Pedrito, continua chovendo, o que faz com que o nível do rio suba. 

No mês de janeiro, o Rio Vacacaí chegou a ficar 9 metros acima do nível normal, obrigando 600 pessoas a deixarem suas casas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo chimarródromo de São Gabriel será inaugurado nesta quinta

Estado destina R$ 128 mil para reforma de escola em São Gabriel Próximo

Estado destina R$ 128 mil para reforma de escola em São Gabriel

são gabriel