
Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)
Matéria atualizada às 9h01 de 30/10/2018
Será velado na manhã desta segunda-feira o ex-prefeito de São Gabriel Roque Montagner, 73 anos. Ele morreu por volta das 22h desta segunda-feira em decorrência de complicações de um câncer no intestino. O velório, marcado para começar às 9h30min, ocorrerá na capela do Hospital Santa Casa de Caridade. O sepultamento está previsto para às 18h desta terça no Cemitério Municipal de São Gabriel.
MAPA DO VOTO: como cada município da Região Central votou no segundo turno
De acordo com o boletim médico, uma complicação resultado de uma cirurgia no Hospital Militar, em Porto Alegre, levou à sua morte. O quadro clínico havia se agravado há cerca de duas semanas, quando Montagner foi internado na instituição. O diagnóstico de câncer veio neste ano, há cerca de dois meses.
Roque Montagner, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi prefeito de São Gabriel entre 2013 e 2016. Segundo sua família, o agropecuarista por profissão, e militar reformado, que já tinha dedicado pelo menos 20 anos de sua vida à administração do Hospital Santa Casa de Caridade, na saúde curativa, lançou sua candidatura com o objetivo de melhorar a saúde local, preventiva.
Ainda que nunca tivesse concorrido a um cargo público até aquele momento, venceu.
- Ele deixou um legado na área da saúde. Tanto dentro da Santa Casa quanto da prefeitura. Criou 17 equipes de Estratégia da Saúde e foi o responsável pelo maior concurso público na área da história de São Gabriel: mais de 200 profissionais foram chamados. Fez isso porque era uma pessoa muito preocupada com a saúde das crianças, que são o futuro, e com os idosos, que fizeram com que se pudesse chegar até aqui. Acredito que ele cumpriu sua missão em vida - conta o ex-procurador jurídico durante o mandato de Montagner, Guilherme Abib.
Começa a limpeza no Cemitério Municipal de Jaguari
Montagner nasceu em Faxinal do Soturno, um dos municípios da Quarta Colônia, em 1º de setembro de 1945. Ele viajou a São Gabriel para servir ao Exército. Foi o município onde decidiu viver depois que conheceu Maria Izabel Cortiana Ferreira, hoje também Montagner, com quem se casou e teve três filhos: Cristina, Francisco e Roberta, bem como duas netas e um neto.
Montagner tentou a reeleição ao final do 1º mandato, mas não venceu. Aproveitava, atualmente, a aposentadoria junto da família, e foi junto dela que lutou contra o câncer, que infelizmente encerrou a sua vida após quase oito décadas de existência.
LUTO
A prefeitura e a Câmara de Vereadores de São Gabriel decretaram luto oficial por três dias em homenagem a Montagner. Em notas nas páginas do Facebook, os órgãos lamentaram o falecimento do ex-prefeito.