Política

Santa Maria chega a 205,7 mil eleitores com recadastramento

José Mauro Batista


Prazo para fazer o primeiro título de eleitor, para transferência de cidade ou mudança de local de votação terminou na semana passada e gerou filas em frente à Justiça Eleitoral. Santa Maria ganhou 1.477 eleitores entre 31 de março e a última quarta-feira, 9 de maio, data em que terminou o prazo para fazer o primeiro título eleitoral, trocar de seção e transferir o documento para outra cidade.

As mulheres continuam sendo a maioria do eleitorado santa-mariense. Pelos dados divulgados pelo cartório da 135ª Zona Eleitoral, na sexta-feira, o município tem 205.738 eleitores. Na área de abrangência da Justiça Eleitoral de Santa Maria, foram,ainda, divulgados os números de eleitores de Itaara, São Martinho e Silveira Martins. 

Os números confirmam Santa Maria como o 5º município em termos de pessoas aptas a votar, ficando atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas. Em março, a cidade tinha 204.261 eleitores.

Dos 32 partidos, apenas 4 entregaram a prestação de contas anual em Santa Maria

APTOS A VOTAR
Área abrangida pela Justiça Eleitoral de Santa Maria

  • Santa Maria - 205.738  
  • Itaara - 3.901
  • São Martinho da Serra - 2.948
  • Silveira Martins - 2.218

O eleitorado feminino é superior ao masculino. Há, em Santa Maria, 111.285 mulheres com título eleitoral contra 94.453 homens votantes. A diferença, de 16.832 mulheres a mais que homens, é maior que todo o colégio eleitoral de São Sepé, que tem 15.950 moradores com título de eleitor. Ainda dentro do perfil do eleitorado santa-mariense, pelos dados divulgados após o recadastramento da semana passada, há 3.602 eleitores analfabetos e 1.481 que ainda não completaram 18 anos.

Três partidos concentram mais da metade dos filiados de Santa Maria

TIRE SUAS DÚVIDAS

  • O prazo para fazer 1º título e transferir de cidade ou de seção terminou em 9 de maio
  • Para votar, é preciso estar inscrito na Justiça Eleitoral, mas quem perdeu ou extraviou o título poderá pedir a segunda via até 10 dias antes do primeiro turno, que ocorrerá em 7 de outubro
  • O voto é obrigatórios aos brasileiros maiores de 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos

Eleitores enfrentam fila há um dia do prazo para confecção e transferência de título

No último dia para recadastramento, a Central de Atendimento Eleitoral em Santa Maria registrou 405 pessoas que encararam as filas. O chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinicius Teixeira, considera que esse foi um dos processos de recadastramento mais tranquilos de que ele participou. Em abril deste ano, a Justiça eleitoral conseguiu dobrar sua capacidade de atendimento com a cedência, pelo Exército, de seis militares, segundo convênio fechado com o Tribunal Regional Eleitoral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra da nova Câmara de Vereadores segue sem previsão de retomada Anterior

Obra da nova Câmara de Vereadores segue sem previsão de retomada

Buraco em formato de coração chama a atenção em rua de Santa Maria Próximo

Buraco em formato de coração chama a atenção em rua de Santa Maria

Política