contatos Assine
justiça eleitoral

Eleitores enfrentam fila há um dia do prazo para confecção e transferência de título

08 Maio 2018 16:47:00

Quarta-feira é o último dia para ficar em dia com a Justiça Eleitoral


Foto: Renan Mattos (Diário)

Os eleitores têm até esta quarta-feira para fazer o primeiro título, trocar de domicílio eleitoral (cidade onde vota) e pedir mudança de seção (local onde vota). A Central de Atendimento Eleitoral em Santa Maria atenderá das 12h às 19h, mas é bom chegar cedo porque serão distribuídas somente 242 senhas. O chefe do Cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinicius Teixeira, explica que não há como atender mais que esse número de pessoas.

- Muita gente vem ao cartório para resolver situações não urgentes, como fazer a biometria ou pedir a 2ª via do título. As pessoas não precisam fazer isso agora. Se o eleitor sabe o seu local de votação pode votar apresentando outro documento de identificação com foto - explica Teixeira. 

Na tarde desta terça-feira, véspera do último dia para o eleitor ficar em dia com a Justiça Eleitoral, uma fila quilométrica tomou conta da Rua Jorge Pedro Abelin até a Avenida Nossa Senhora Medianeira, em frente à Justiça Eleitoral. 

Estudantes têm até quinta-feira para renovar contratos do Fies

A Central de Atendimento ao Eleitor distribuiu senhas e servidores estão orientando quem está na fila. 

O motorista aposentado Aurélio de Lima, 70 anos, morador do Bairro São José, chegou por volta das 14h45min e já estava pensando em desistir. Segundo ele, o sacrifício "não compensa" diante do quadro político do país. 

A estudante Bibiana Martins, 17 anos, também aguardava no fim da fila quando um servidor da Justiça Eleitoral conferiu os documentos da moça e viu que a carteira de identidade tinha um dos sobrenomes abreviados (o nome todo tem que estar completo). Mas a estudante, que pediu folga do trabalho em um supermercado para fazer o primeiro o título, respirou aliviada quando o problema foi solucionado. 

Conselho Municipal de Transportes aprova aumento da tarifa de táxis em Santa Maria

- Eu não sabia que iria precisar do título e nem pretendia votar. Por isso, deixei para a última hora - disse a jovem, que mora em Camobi e vai votar pela primeira vez. 

Moradores do Bairro Caturrita, a recicladora Maria Isabel Martins Moura, 50 anos, e o filho, André Moura Domingues, 23, foram de carroça até a Justiça Eleitoral. 

- Minha mãe veio comigo para eu fazer o título. Já era para ter feito, nunca votei - contou Domingues, que pensava em desistir da fila. 

6 concursos com inscrições abertas no Estado

PARA QUE IR À JUSTIÇA ELEITORAL  
Casos em que as pessoas devem comparecer aos cartórios e quais documentos levar:  

  • O alistamento eleitoral é obrigatório para todos os brasileiros com 18 anos completos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos
  • Para votar nas eleições deste ano, em que serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, o eleitor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral
  • O prazo para fazer o título (seja o primeiro ou porque a pessoa perdeu o documento), pedir transferência de cidade, para mudar de seção (para votar em outra região da cidade, o que também vale para pessoas que têm deficiência física ou problema de locomoção) e para transgêneros, transexuais e travestis incluir o nome social no documento de votação termina nesta quarta-feira 

Para fazer o 1º título 

  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento (não serão aceitos como documento oficial de identidade para fins de alistamento eleitoral carteira de motorista e passaporte)
  • Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, entre outros). A apresentação deste documento, que pode ser obtido na Junta de Serviço Militar, é obrigatória para homens maiores de 18 anos
  • Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc) 

Para transferência de cidade 

  • Título de eleitor
  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento (Carteira de motorista e passaporte não serão aceitos)
  • Comprovante recente de domicílio eleitoral (cidade onde a pessoa vota) 

HORÁRIOS DOS CARTÓRIOS 

  • Os dois cartórios da Justiça Eleitoral de Santa Maria funcionam na Avenida Medianeira, 2.053, Centro, e atendem das 12h às 19h. Os eleitores que pretendem votar nas eleições deste ano e que precisam fazer o título, mudança de cidade e de local de votação ou alguma alteração têm até esta quarta-feira para ir à Justiça Eleitoral 
  • Informações pelos fones (55) 3222-8459 (135ª Zona, que também atende Itaara) e (55) 3222-6559 (41ª Zona, que também atende São Martinho da Serra e Silveira Martins)

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249