CDN Entrevista

Em entrevista à CDN, Valdeci Oliveira enaltece geoparques, fala sobre a relação com governo federal e despista sobre as eleições de 2024

Na tarde desta sexta-feira (9), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou do programa CDN Entrevista. Em série de agendas pela região durante o feriado e também nesta sexta, Valdeci acompanhou o presidente da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.


Na quinta, o presidente da Conab e Valdeci acompanharam o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na abertura da 23ª Fenarroz, em Cachoeira do Sul. Na manhã desta sexta, Pretto e o ex-presidente da Assembleia Legislativa participaram de uma reunião com associados da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), em Faxinal do Soturno.


A principal pauta do encontro foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares. Segundo Valdeci, a cooperativa tem cerca de 46% de seus sócios inseridos no Pronaf. Para entrar na concorrências das compras institucionais do governo federal, feitas pela Conab, a Camnpal deve ter no mínimo 50% de associados “pronafianos”.


— O Edegar ouviu toda a demanda colocada por eles e designou um técnico da Conab, junto com os técnicos da cooperativa, para buscar alguma alternativa. Eu acho que vai ter alternativa. Há interesse muito grande da Conab em adquirir o máximo que puder de alimento. O que o governo quer é priorizar a compra vinda da agricultura familiar — explica Valdeci.


O arroz e o feijão preto, prato principal da mesa dos brasileiros, têm sido uma preocupação para a Conab. De acordo com o deputado, a área plantada desses grãos tem diminuído a cada ano:


— O governo está muito preocupado com isso, tentando captar tudo que tem de produção nessa área para armazenar, inclusive. O governo está lançando, logo aí adiante, uma política de subsídio para todos aqueles agricultores familiares que produzem alimentos. O governo vai subsidiar com juros praticamente zero e uma série de outros mecanismos para garantir a subsistência de todos, principalmente aqueles que mais precisam — acrescenta.


Apesar de estar satisfeito com a determinação do governo para reorganizar, reestruturar e restabelecer uma política pública poderosa no que diz respeito à questão da segurança alimentar, Valdeci reconhece que existe a necessidade de um movimento maior.


— A gente que tá lidando muito com esse tema na Assembleia, fico satisfeito. Agora, é claro que tem muito ainda a andar. Tem muita luta pra fazer pra isso acontecer, além da política. Tem que ter investimento, tem que ter resultado e tem que ter recurso. E parece que esta é, também, apesar das dificuldades, uma determinação do presidente Lula — finaliza o deputado.


Relação com Brasília

Questionado quanto ao estreitamento da sua relação com o governo federal, Valdeci disse que a boa relação é mantida desde seus mandatos como prefeito.


— Eu continuo tendo uma preocupação muito grande com a cidade e com a região. Tendo o ministro Pimenta, nosso conterrâneo, que é praticamente o assessor direto do presidente Lula, que despacha com o Lula todos os dias, eu não sei se é por isso, mas isso ajuda (a estreitar as relações), porque a gente acaba tendo uma relação muito mais direta. Eu acho que isso é bom para o Estado, é bom para a nossa região, e é bom para cidade, estreitar as relações com o poder central, porque é de lá que vem os recursos e as decisões mais importantes — destaca Valdeci.


Geoparques Mundiais da Unesco: Geoparque Quarta Colônia e Geoparque Caçapava

Para o deputado estadual, o reconhecimento do Geoparque Quarta Colônia e Geoparque Caçapava como Geoparques Mundiais da Unesco passa pela organização e unidade.


— Eu acho que, tanto a Quarta Colônia quanto Caçapava, nos deram uma lição do quanto é importante essa unidade. Às vezes a gente acaba não percebendo, né? Por isso é cada vez mais importante ter um uma grande organização regional. Porque, se Santa Maria crescer, a região cresce. E se a região crescer, Santa Maria também cresce — conclui o deputado.


Valdeci acrescenta que tem sido desenvolvido um trabalho para o reconhecimento pela Unesco de um terceiro geoparque, o Geoparque Raízes de Pedra, que abrange os municípios de São Pedro do Sul, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Jaguari, São Vicente do Sul e Mata. Mas ele destaca que para o desenvolvimento turístico da região acontecer como esperado, é necessário ter uma política de infraestrutura.


Duplicação da RSC-287

Ainda sobre a necessidade de uma política voltada a infraestrutura da região, Valdeci cita sua ida a Brasília, acompanhado pelos prefeitos de Caçapava do Sul, São João do Polêsine e Restinga Sêca,onde se reuniram com o ministro Paulo Pimenta e apresentaram um conjunto de questões relacionadas à infra-estrutura:

— Entre elas, por exemplo, a nossa luta incansável e cada vez mais necessária da duplicação da 287, daqui pra lá. Porque aqui que está concentrando a vinda de gente do quanto é lugar. Então é necessário, é urgente. Quando se trata da questão do turismo da região, também está se falando da infraestrutura da 287, tão necessária, ainda com vários problemas e trancamentos. Até tem que reconhecer que é necessário, mas acho que falta um pouco mais de planejamento para as coisas poderem acontecer — expõe.


Eleições 2024

Já ao fim do programa, Valdeci foi questionado se a prefeitura de Santa Maria está entre suas pretensões para o seu futuro político. Para ele, é cedo ainda para se tomar uma decisão, além de ter diversas coisas a serem definidas.


— Eu não sou candidato de mim mesmo. Não sou candidato só por ser. Eu acho que a possibilidade, ela tem que ser muito bem pensada e ser bem articulada. Tem que ser tratada internamente no partido, com os parceiros, enfim, pelas lideranças. Eu agradeço muito este reconhecimento que é feito todos os dias, em vários lugares. Se eu não tivesse feito alguma caminhada correta, coerente, não teria, talvez, esse apelo hoje. Tem um certo apelo. Mas eu ainda é bastante cedo.

Valdeci também citou o cenário nacional do Partido dos Trabalhadores, dando ênfase na necessidade de ampliar as lideranças.

— No momento adequado, a gente vai tratar disso. Eu concordo que dentro da nova conjuntura nacional, das principais cidades desse país, tem que o PT fazer um esforço enorme de construir lideranças. Eu acho que nós temos muitas lideranças. Sempre digo, feliz da cidade que tem um Paulo Pimenta ou Valdeci Oliveira, uma Marina, uma Helen e tantos outros. Porque não é tão simples assim, mas nós temos grandes lideranças aqui na cidade entre tantos outros, mas ainda é um processo — completa o deputado.

Valdeci garante que hoje o seu mandato é o centro de sua atenção. Ele salienta que acha que tem feito um mandato razoavelmente bom, tendo reconhecimento da experiência que adquiriu como o presidente da Assembleia Legislativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Deputados aprova projeto que tornar crime a discriminação contra políticos e autoridades Anterior

Câmara de Deputados aprova projeto que tornar crime a discriminação contra políticos e autoridades

Com a presença do governador Eduardo Leite, Luciano Orsi assume a posse da Famurs Próximo

Com a presença do governador Eduardo Leite, Luciano Orsi assume a posse da Famurs

Política