assembleia legislativa

Empresário Manoelzinho é homenageado com medalha mais importante do Parlamento gaúcho

Empresário Manoelzinho é homenageado com medalha mais importante do Parlamento gaúcho

Foto: Christiano Ercolani (Assembleia Legislativa/ divulgação)

Na véspera do aniversário de 165 anos de Santa Maria, uma figura muita conhecida do Coração do Rio Grande foi homenageada, na tarde desta terça-feira (16), com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante distinção do Parlamento gaúcho em reconhecimento a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento social e econômico do Estado. Aos 92 anos, o empresário da construção civil Manoel Francisco da Silva, seu Manoelzinho como é conhecido, recebeu a medalha em solenidade no São Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.


O proponente da homenagem foi o deputado Valdeci Oliveira (PT) que chegou a se emocionar enquanto fazia sua manifestação sobre a vida do seu Manoelzinho. "Essa homenagem, eu não faço em meu nome, mas de todo o Parlamento gaúcho e dos mais de 290 mil santa-marienses", afirmou o petista, logo no início da manifestação. Em seguida, destacou a trajetória e o trabalho do empresário na cidade. "O seu Manoel traduz a unidade que representa nossa cidade. O seu exemplo de superação serve para mostrar que a vida não são só flores. Quem passa dificuldade, talvez, valorize mais sua caminhada. O seu Manoel não é somente o patrão; é o ser humano que dá emprego, oportunidades, mas também aproxima e ajuda aqueles que precisam", descreveu Valdeci, em outro trecho da manifestação.


Na companhia de familiares e prestigiado por políticos, como o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), e o presidente do Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), seu Manoelzinho ocupou o microfone para agradecer a homenagem e relembrar sua trajetória na cidade.

 
–Sou um homem simples que vivi e continuo vivendo para o trabalho. Comecei a trabalhar muito cedo, aos 10 anos. Por ser filho mais velho, precisei ajudar financeiramente meus pais e na criação de meus irmãos – contou o empresário, de forma muito serena.

 
E prosseguiu:

– Foi em Santa Maria que tive condições de crescer profissionalmente. Fui capataz de olaria, trabalhei na construção do edifício Taperinha, tive uma ferragem e, finalmente, no começo da década de 1960 comecei na construção civil que me encontro até hoje. São mais de 50 edifícios erguidos na cidade.

Por fim, o empresário, que é natural de São Pedro do Sul, agradeceu a homenagem.

– Agradeço a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por esse inesquecível momento que tanto me honra e também ao deputado Valdeci Oliveira pela indicação de meu nome - concluiu, ressaltando que acorda todos os dias 4 horas para "pensar o dia" e para "projetar o futuro".

 
O prefeito Pozzobom também destacou a figura do empresário:

– O seu Manoelzinho é um simbolismo, ele é daquelas pessoas que não são de Santa Maria, mas que adotaram a cidade.


Quem é

  • Manoel Franscisco da Silva, Manoelzinho
  • 92 anos
  • De São Pedro do Sul, Nasceu em 10 de fevereiro de 1931
  • Foi capataz de olaria e apontador de obras na construção do Edifício Taperinha
  • Depois de atuar no comércio local, iniciou, em 1960, no ramo da construção civil, levantando seu primeiro prédio. Hoje, sua construtora é responsável por 50 edifícios em diferentes regiões da cidade
  • O empresário, além de se dedicar a uma propriedade rural no distrito de Santa Flora, continua projetando novos empreendimentos
  • É casado com Inês Costa Beber Zamberlan há mais de 60 anos e é pai de três filhos: Evandro, Stela e Fernando

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lula chega ao Japão para a cúpula do G7 Anterior

Lula chega ao Japão para a cúpula do G7

Comitiva de Júlio de Castilhos pede apoio para usina de etanol ao governo do RS Próximo

Comitiva de Júlio de Castilhos pede apoio para usina de etanol ao governo do RS

LEIA MAIS
Política