Jaqueline Oliveira

Presidente da Conab diz que irá priorizar políticas para agricultores

Presidente da Conab diz que irá priorizar políticas para agricultores

Foto: Christiano Ercolani (Divulgação)

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ex-deputado Edegar Pretto (PT), esteve na região, na sexta-feira, para agendas. Sempre acompanhado do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o ex-candidato ao governo do Estado se reuniu, primeiro, com associados da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), em Faxinal do Soturno. Com os agricultores, ele tratou sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa que tem o objetivo de viabilizar a produção e auxiliar na comercialização da mesma. O prazo para se inscrever no PAA, conforme Edegar, termina em 30 de junho. No caso específico dos associados da Camnpal, o presidente da Conab disse que parte deles precisaria de ajustes para se inscrever ao programa. O ex-deputado ressaltou, ainda, que os associados podem também se habilitar às compras institucionais com prioridade para cooperativas e agricultores familiares.

 
O representante do governo Lula afirmou que há uma preocupação com a redução das áreas de plantio de arroz e feijão, “prato tradicional dos brasileiros”. Por esse motivo, o governo federal lançará no Plano Safra incentivos para produção dos dois grãos, como juros diferenciados, e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está em sintonia com essa “política pública”. Sobre a estiagem no Estado, o presidente da Conab informou que o governo federal, por meio do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, está “organizando um diálogo” com o Palácio Piratini para tratar do enfrentamento das estiagens e de medidas que possam amenizar os prejuízos. Segundo Edegar, a União repassou R$ 660 milhões ao Estado devido à seca, mas que ainda não foi suficiente para cobrir as perdas.

Em Santa Maria, Edegar (à esq.) esteve no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter para conversar com agricultores familiares, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na pauta, a produção de alimentos no combate à fome. Além do deputado Valdeci (à esq.), quem participou do encontro foi a ex-coordenadora do Projeto Esperança/Coosperança, irmã Lourdes Dill, que atualmente atua no Maranhão, mas já se prepara para um trabalho em Moçambique, na África.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios fala sobre o piso de categorias Anterior

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios fala sobre o piso de categorias

Ex-candidato a governador, atual presidente da Conab faz visita à Região Central Próximo

Ex-candidato a governador, atual presidente da Conab faz visita à Região Central

Jaqueline Silveira