Maquete virtual que mostra o interior da boate Kiss está disponível ao público; saiba como acessar

Maquete virtual que mostra o interior da boate Kiss está disponível ao público; saiba como acessar

Foto: Reprodução

O trabalho foi feito por 16 profissionais da tecnologia, arquitetura, arquivologia, antropologia, do direito e da psicologia da UFSM.

A partir desta terça-feria (27), o público poderá conhecer como a boate Kiss era por dentro antes do incêndio que a atingiu no dia 27 de janeiro de 2013. A maquete 3D em 360° foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O material foi usado como recurso no julgamento dos réus em 2021, e agora, está disponível no site da instituição, que faz alerta para possíveis gatilhos.    

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O memorial virtual foi feito por 16 profissionais por meio do Projeto Memória, Justiça e Tecnologias Digitais Interativas, coordenado pela professora Virgínia Vecchioli, do Departamento de Ciências Sociais. A maquete foi usada como recurso no júri realizado em dezembro de 2021, no Foro Central de Porto Alegre.

A estrutura foi recriada a partir de imagens obtidas por escaneamento digital, que reproduz de forma exata o interior e o exterior do prédio. Sobre a importância do memorial, a professora defende que a iniciativa contribui para que se lide coletivamente com o passado traumático de forma pedagógica e cultural:

— O nosso memorial virtual é um valioso recurso para mostrar que o sofrimento, que não pode ser apagado ou ignorado, pode ser reconvertido em aprendizado para as futuras gerações de modo que tragédias como a da boate Kiss nunca mais se repitam — comenta.

Leia mais

Construção do Memorial completa um mês

Enquanto isso, as obras do Memorial na Rua dos Andradas completam um mês. A retirada do letreiro da boate e das portas de entrada foi feita em ato simbólico no dia 10 de julho. Ainda na primeira semana, os objetos que farão parte do acervo foram catalogados.

Depois, foi feita a remoção do telhado e das estruturas internas do local. As paredes da boate foram totalmente derrubadas no dia 29 de julho. Logo depois, foi realizada a limpeza do entulho e nivelamento do terreno.

Em setembro, a empresa responsável pela obra deve seguir com as etapas relacionadas à infraestrutura como perfuração, ferragem e concretagem. Clique aqui para saber mais.

O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. O custo será de R$ 4,8 milhões oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público (MP), que destinará ao Memorial os valores provenientes de multas e acordos judiciais por danos causados à coletividade. Além disso, a prefeitura dará uma contrapartida de R$ 800 mil.

A previsão é de que o Memorial seja entregue em março de 2025. 

Cronograma 

  • Julho de 2024: retirada e categorização dos objetos do acervo e a classificação dos materiais da boate como madeira, alumínio, gesso e espuma foram retiradas. Último passo foi a remoção completa da estrutura da boate;
  • Julho de 2024 a março de 2025: construção Civil. Nessa etapa, serão realizadas ações como a estrutura frontal, composta por tijolos à vista, colocação do piso granito e a composição em vidro de partes do Memorial previstas no projeto. 
  • Outubro de 2024 a fevereiro de 2025: Instalação de ar-condicionado no Memorial;
  • Novembro de 2024 a fevereiro de 2025: Em paralelo com a finalização da construção civil, será iniciada a etapa de paisagismo. Conforme Paulo Kull, engenheiro responsável, essa fase também inclui a procura por espécies nativas da região, que estão previstas em projeto. Para isso, serão feitas parcerias com universidades de Santa Maria;
  • Março de 2025: Limpeza da obra e entrega do Memorial

*De acordo com cronograma físico e financeiro da obra



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

vitoria.parise@diariosm.com.br

UFSM recebe nova edição do Festival Paralímpico em setembro Anterior

UFSM recebe nova edição do Festival Paralímpico em setembro

Com amanhecer gelado nesta terça, temperatura sobe à tarde; sol permanece até quinta Próximo

Com amanhecer gelado nesta terça, temperatura sobe à tarde; sol permanece até quinta

Geral