Paulo Garcia
Na tarde desta segunda-feira (30), a reitora da Universidade Franciscana (UFN), irmã Iraní Rupolo, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha por seu reconhecido trabalho em causas públicas e trajetória no campo social. A outorga ocorreu em solenidade realizada no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Estado.
A medalha foi entregue pelo presidente da Casa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), e pelo proponente da homenagem, deputado Beto Fantinel (MDB), e acompanhada pelo prefeito de Santa Maria e ex-parlamentar Jorge Pozzobom. Além de amigos e familiares da homenageada, participaram autoridades de Santa Maria, como o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre Cezar Schirmer e representantes de universidades e órgãos ligados à educação
Beto Fantinel, que é titular da Secretaria Estadual de Assistência Social mas reassumiu a cadeira na ALRS na última sexta-feira (27), disse estar muito feliz por poder homenagear a religiosa, que é referência no estado no âmbito da educação. O parlamentar lembrou que, em 2022, teve a missão de presidir a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, e a irmã Iraní foi uma parceira, citando que ela avaliou que o órgão deveria dar mais atenção ao processo de alfabetização. Ele ainda destacou o currículo da homenageada, que está há 25 anos a frente da Universidade Franciscana, no sétimo mandato consecutivo.
– Esta medalha é pela tua história, pela tua liderança e pelo teu trabalho não só para Santa Maria e para a Região Central, mas para o Rio Grande do Sul e para o Brasil – finalizou.
No discurso, irmã Iraní se disse honrada e sensibilizada com a homenagem, que também lhe traz responsabilidade para seguir trabalhando ainda mais pela educação.
– E que bom poder sentir que esta Assembleia Legislativa está comprometida com a educação – destacou. Ela também cumprimentou o presidente da ALRS, deputado Valdeci Oliveira (PT), santa-mariense.
– Santa Maria faz parte do nosso coração, é onde vivemos, sentimos e palpitamos pelo seu desenvolvimento – enfatizou.
Ela ainda dedicou a medalha ao corpo docente, administrativo e estudantes da Universidade Franciscana, citando que a homenagem também pertence a eles. Ela ainda falou sobre as demandas da área da educação e os desafios trazidos com o desenvolvimento da tecnologia. Ela defendeu políticas para a retenção dos talentos formados nas universidades gaúchas, para que eles usufruam das potencialidade do RS.
– Não podemos apenas formar e enviar, é preciso reter esses talentos.
Dirigindo-se a Fantinel, pediu para que sua pasta e a de Educação trabalhem juntas “porque a carência educacional repercute no falimento das condições sociais”. Para a religiosa, os investimentos em educação sempre trarão resultados positivos. “Não deixemos espaços sem educação”, disse.
Encerrando a cerimônia, Valdeci explicou que tem uma relação especial com a Universidade Franciscana, onde uma de suas filhas se formou e onde ele cursou até o sétimo período do curso de História, que não concluiu.
– A UFN faz parte da história de Santa Maria – destacou.
O parlamentar também elogiou a inquietude da homenageada, relembrando da atuação da reitora quando o curso de Medicina estava para ser aprovado na instituição. Por fim, disse que Fantinel foi muito feliz em fazer esta homenagem e que ele se sentia honrado em entregar a última Medalha do Mérito Farroupilha como presidente da Casa para a irmã Iraní. Valdeci ainda garantiu que o próximo presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), que assume nesta terça-feira (31), terá a educação como o tema principal de sua gestão.
Iraní Rupolo
Irmã Iraní.
Natural de Sarandi, a irmã Iraní Rupolo possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação. Tem também formação em teologia e em espiritualidade franciscana.
Desde 1998, é reitora da Universidade Franciscana (antes a instituição se chamava Centro Universitário Franciscano), em Santa Maria. Atualmente ainda preside o Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e 2018 o Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.
Sua atividade profissional abrange o ensino e a gestão. Tem publicações em artigos e capítulos de livros e produção técnica em gestão e planejamento. Exerce liderança e participação em diretorias de organizações representativas da educação superior em âmbito estadual e nacional e em entidades da sociedade civil.
Homenagens merecidas feitas pela Assembleia gaúcha
*Com informações da A.I. da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.