Casal é preso e PMs são afastados após agressões durante festa em balneário de São Francisco de Assis; assista

Lenon de Paula

Casal é preso e PMs são afastados após agressões durante festa em balneário de São Francisco de Assis; assista

Um casal foi preso em flagrante e dois policiais militares foram afastados do policiamento ostensivo após uma briga generalizada em um evento público na madrugada de domingo (29), na Praia de Jacaquá, interior de São Francisco de Assis. O fato ocorreu por volta de 0h50min, durante um show promovido pela prefeitura. Segundo frequentadores, os PMs teriam usado de força excessiva contra algumas pessoas, como mostram imagens feitas do momento da abordagem. O motivo da confusão ainda é desconhecido.

No total, quatro policiais – três homens e uma mulher – do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon) estavam envolvidos na ocorrência. Nas imagens registradas pelos frequentadores do local, é possível ver o momento em que os policiais militares chegam e abordam o público. A ação se encerrou com o encaminhamento de um casal, uma mulher 32 anos e um jovem de 22, para a Delegacia de Polícia (DP). A autoridade de plantão determinou a prisão da dupla pelos crimes de lesão corporal, resistência, desacato e corrupção de menores. Os dois foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Francisco de Assis, onde aguardam a análise do caso pela Justiça.

A abordagem

Vídeos gravados por frequentadores do balneário registram o momento em que dois PMs arrastam um homem pelo chão, enquanto uma policial desfere golpes de cassetete e tapas em outro que se aproxima. Por outro ângulo, é possível ver um policial afastando uma mulher com uma chave de braço, vindo a derrubá-la logo após. Quando isso ocorre, a briga se intensifica e um frequentador tenta intervir, mas é agredido por um PM e outros três homens. Nesse momento, o PM agride esse frequentador com golpes de cassetete, chutes e pisadas no pescoço, e um dos homens o detém com uma chave de pescoço.

Foto: Reprodução

Conforme informações do Portal NP Expresso, de Santiago, alguns dos agressores seriam brigadianos à paisana. Em nota, o comandante do 5º RPMon, major Eldo Amaral Franco, afirmou que os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de briga generalizada, e que a conduta dos PMs será avaliada.

As investigações

Ao Bei, o titular da DP de São Francisco de Assis, delegado Marcelo Batista, informa que um inquérito policial foi instaurado para investigar as circunstâncias da briga generalizada e para individualizar as condutas. O motivo da desavença ainda é desconhecido. Envolvidos e testemunhas devem prestar depoimento nesta semana.

– A investigação visa apurar os envolvidos na briga generalizada. Estamos analisando os vídeos publicados nas redes sociais para individualizar a conduta de cada envolvido na briga. Nesta semana, serão ouvidos os envolvidos, bem como as testemunhas que presenciaram o crime – afirma o delegado.

O que diz a Brigada Militar

A Brigada Militar, por meio do comando do 5º Regimento de Polícia Montada (5° RPMon), com sede em Santiago, esclarece a respeito de um vídeo que circula nas mídias sociais que mostra a abordagem de Policiais Militares na praia do Jacaquá (Rio Ibicuí), localidade do Passo do Catarino, no município de São Francisco de Assis.

A corporação informa que foi acionada devido a uma ocorrência de briga generalizada. Os policiais que estão atuando no Policiamento Ostensivo no balneário fizeram a intervenção com o objetivo de cessar o confronto, com uso de instrumentos não letais e de menor potencial ofensivo.

A atuação dos policiais militares, quanto ao uso dos recursos disponíveis e proporcionalidade do uso da força, será avaliada pelo comando da unidade e pela Corregedoria da Brigada Militar, sendo que já foi instaurado o respectivo Inquérito Policial Militar, com o afastamento da atividades operacionais de dois dos quatro policiais envolvidos até a conclusão das investigações.

Major Eldo Amaral Franco, comandante do 5º RPMon

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Valor da CNH sobe a partir de quarta e outras cinco notícias para você ficar sabendo nesta terça Anterior

Valor da CNH sobe a partir de quarta e outras cinco notícias para você ficar sabendo nesta terça

Irmã Iraní Rupolo, reitora da UFN, recebe Medalha do Mérito Farroupilha na ALRS em Porto Alegre Próximo

Irmã Iraní Rupolo, reitora da UFN, recebe Medalha do Mérito Farroupilha na ALRS em Porto Alegre

Geral