Ato nacional contra feminicídios mobiliza Santa Maria neste sábado

A exemplo de outras cidades no país, Santa Maria entra na cruzada contra os feminicídios com a realização, neste sábado (13), de um ato público. A mobilização está marcada para as 9h, na Praça Saldanha Marinho, e integra o movimento “Nem uma a menos”, que reúne sindicatos, além de coletivos de mulheres, movimentos sociais e partidos políticos. O objetivo central é denunciar a violência que atinge mulheres em todo o país e reafirmar a urgência de garantir vidas livres de agressão.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a organização, o ato também será um espaço de denúncia contra a impunidade, recentemente reforçada pela Câmara Federal com a aprovação do projeto que reduz penas e pode anistiar responsáveis por ataques à democracia.

Entre as entidades, participam a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), a Casa Verônica e o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers).

A pauta organizada para a manifestação contempla os seguintes pontos:

  • Ampliação das delegacias da mulher 24h;
  • Defesa dos direitos reprodutivos;
  • Fim da escala 6 x 1;
  • Remuneração para o trabalho doméstico;
  • Divulgação de dados reais sobre violência doméstica;
  • Acolhimento especializado para mulheres negras, indígenas, trans e com deficiência.

Números da violência

Segundo a organização, o anuário brasileiro de segurança pública e do ministério da Saúde apresentam dados que mostram uma verdadeira epidemia de violência contra as mulheres. Conforme esses órgãos, a cada 10 minutos ocorre um feminicídio no país; a cada 4 minutos uma mulher é agredida e sobrevive; a cada 6 minutos acontece um estupro; e a cada 30 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência.

O Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal, junto com o Instituto Natura e a organização Gênero e Número também, apresentaram dados preocupantes publicados recentemente pelo  ‘Brasil de Fato’. Segundo o Mapa Nacional da Violência de gênero elaborado por essas instituições, cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura assina termo do Novo PAC para investir R$ 39 milhões em prevenção a desastres em Santa Maria Anterior

Prefeitura assina termo do Novo PAC para investir R$ 39 milhões em prevenção a desastres em Santa Maria

Transporte coletivo de Santa Maria vive “situação delicada”, diz presidente da ATU Próximo

Transporte coletivo de Santa Maria vive “situação delicada”, diz presidente da ATU

Geral