O município de Santiago considera de grande importância para o desenvolvimento regional a conclusão da pista do Aeroporto Municipal. A estrutura está em obras há 16 anos, mas ainda não foi concluída.
Trigo pode ser afetado pelo clima atípico
De seus 1,2 mil metros de pista, o aeroporto de Santiago tem 700 metros prontos. Os 500 restantes estão com a base pronta para receber o asfaltamento, faltando também o terminal de passageiros e o pátio para estacionamento das aeronaves. Para concluir a obra, o município precisa de R$ 1,5 milhão, conforme estimativa do secretário de Obras, Haroldo Pouey.
Esse recurso está sendo buscado no governo do Estado, mas, para isso, é necessário encerrar um convênio feito há 10 anos, que está desatualizado.
– É um entrave burocrático, mas que precisa ser encerrado para a obra avançar e ser concluída – afirma Pouey.
Na última quarta-feira, o santiaguense Marco Peixoto, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), intermediou um encontro entre o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westhalen, o prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP) e Pouey. Eles trataram do fechamento de contas de tudo o que foi feito e repassado, e o que deixou de ser, para que o antigo convênio com o Departamento Aeroportuário seja rapidamente encerrado. Só assim para o governo estadual poder fazer um novo convênio e, enfim, repassar os valores que o município precisa, honrando o compromisso que vem de anos.
Empresas de Santa Maria podem virar franqueadoras
O secretário Haroldo Pouey diz que a intervenção do Tribunal de Contas foi muito positiva.
– Nosso objetivo de concluir o aeroporto passa, primeiramente, pelo fechamento das contas e fim do convênio antigo. E o Tribunal de Contas vai auxiliar nessa questão junto ao Estado, que, por sua vez, manifestou a intenção de também ver a obra pronta – diz.
Com informações da prefeitura de Santiago