Foto: Divulgação
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) anunciou a liberação de R$ 4,9 milhões oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos). O objetivo é viabilizar ações de fomento e fortalecimento da ovinocultura gaúcha, desde a produção até a comercialização.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O responsável pela gestão e execução do plano de trabalho será a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), pelo período de três anos. A assinatura do termo de parceria com a Arco foi realizada nesta quarta-feira (13). A entidade foi selecionada por meio do Edital de Chamada Pública nº 08, de setembro de 2023, com apresentação de metas para a realização de ações para o desenvolvimento socioeconômico do setor, que possam promover a melhoria dos padrões de qualidade, a competitividade dos produtores e a ampliação do mercado.
Os recursos serão utilizados para o estímulo ao sistema produtivo da carne ovina, a elaboração e o fortalecimento de programas de certificações dos produtos produzidos no Rio Grande do Sul e da lã gaúcha; o melhoramento genético; a promoção e o apoio para exposições e feiras; e a realização de eventos técnicos ligados ao setor.
Dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2024, publicação da Seapi, destacam que o Rio Grande do Sul possui um rebanho declarado de 3, 1 milhões de ovinos, sendo que cerca de 253 mil animais foram enviados para o abate em 2023. A produção de lã é na ordem de 8, 4 milhões de quilos.
*Com informações do governo do Estado
Leia mais: