Sistema Estadual de Museus e Unesco realizam simulações de salvamento de acervos no RS

Sistema Estadual de Museus e Unesco realizam simulações de salvamento de acervos no RS

Foto: Divulgação

Quatro simulações de salvamento de acervos culturais, planejadas entre o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEM/RS), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) têm inicio a partir desta quinta-feira (14), em diferentes cidades do Estado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


As atividades integram a iniciativa internacional Fundo de Emergência do Patrimônio e serão orientadas pela restauradora Isis Fófano, do Palácio Piratini, e pela museóloga Aline Escandil, especializadas em técnicas de preservação de acervos.


A primeira simulação ocorre nesta quinta-feira (14), de Dona Francisca, e irá contar com 17 participantes, todos profissionais de museus e equipamentos culturais que vêm participando das capacitações online da Unesco desde o dia 29 de outubro.


Porto Alegre recebe a segunda edição do evento, no Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), no dia 18. Já a cidade de Rio Grande sediará a terceira simulação, em 21 de novembro – o local ainda será definido. A atividade termina em Porto Alegre, também no MHJC, no dia 22, com inscritos de cidades da Região Metropolitana e da Serra.


Para Doris Couto, coordenadora do SEM/RS, a ação é essencial para descentralizar o preparo das equipes, permitindo uma resposta mais rápida e técnica em casos de emergência e minimizando possíveis danos ao patrimônio cultural.


– Essas simulações representam a oportunidade de salvar acervos com agilidade e técnicas adequadas, evitando danos de maior gravidade – ressalta.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Número de pessoas afetadas por rompimento de adutora cai para 10 mil em Santa Maria, informa Corsan Anterior

Número de pessoas afetadas por rompimento de adutora cai para 10 mil em Santa Maria, informa Corsan

“Estamos discutindo o enfoque errado Próximo

“Estamos discutindo o enfoque errado", diz especialista sobre proposta de fim da jornada de trabalho 6x1

Geral