Foto: Instagram
Thai tem até uniforme com a identificação da Polícia Civil.
A Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel conta com uma "funcionária" um tanto quanto diferente. De olhos azuis, pelos brancos e quatro patas, a gatinha Thai foi resgatada pela equipe da Polícia Civil do município em maio, durante a enchente, e faz sucesso nas redes sociais ao compartilhar a rotina de "delegata".
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A escrivã de polícia Cintia Regina Correa dos Santos Cassol conta que Thai foi adotada para alegrar o ambiente de trabalho. Com aproximadamente oito meses, a gatinha circula livremente pelo setor de investigação, e ganhou até um "colete a prova de pulgas", como foi apelidada a roupinha inspirada no uniforme da Polícia Civil, feita sob medida para a gata, com o brasão do Estado e o emblema da PC.
— Ela é muito dócil, quem chega aqui se surpreende. Ela está sempre alegre, brincando, vai pro colo de todo mundo, até das vítimas. Fica de barriguinha pra cima para fazer carinho nela — conta.
O nome, segundo Cintia, foi escolhido para homenagear uma colega de trabalho, também escrivã. Para cuidar da gatinha, os agentes se revezam para trocar a comida, água e limpar a areia da mascote.
Delegata nas redes sociais
Thai tem um perfil no Instagram criado pela equipe há pouco mais de um mês. É lá que a equipe compartilha momentos da rotina da felina.
"Por aqui nem as formigas se escapam" — diz a legenda de uma das publicações. "Nossa delegata super eficiente combatendo a líder do tráfico de açúcar" - comentou uma das seguidoras.
Em uma das publicações, ela agradece o presente enviado pelo "colega de farda" Paulinho, o "delegato" de Bagé, a cerca de 140 km de São Gabriel.