Tapumes começam a ser instalados nesta sexta-feira em frente ao prédio da Boate Kiss

Tapumes começam a ser instalados nesta sexta-feira em frente ao prédio da Boate Kiss

Foto: Beto Albert (Diário)

Está previsto para iniciar nesta sexta-feira (5), a instalação de tapumes para o isolamento do prédio da Boate Kiss. Em função disso, haverá alterações no trânsito. A partir das 7h30min, equipes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) estarão no trecho da Rua dos Andradas para melhor orientar motoristas e pedestres.


O Memorial será erguido em homenagem aos 242 jovens vítimas da trágica madrugada de 27 de janeiro de 2013, que deixou outros 636 feridos e culminou na maior tragédia do Rio Grande do Sul e a segunda maior do país em número de vítimas em um incêndio.


Ato Simbólico

Representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da prefeitura vão realizar um ato simbólico para marcar o início da construção do Memorial às Vítimas da Kiss. A iniciativa será na próxima quarta-feira (10), às 9h, em frente ao local onde funcionava a casa noturna.


Durante o ato, será realizada a remoção do letreiro e da porta principal. A execução dos serviços segue até 17h do mesmo dia, sendo retomada no dia seguinte. 


As primeiras etapas da execução da obra incluem o recolhimento dos itens classificados pela AVTSM, que farão parte do acervo do Memorial; a remoção do telhado; a classificação dos resíduos que ainda existem no local e recolhimento por empresa especializada; e a abertura de espaço na fachada para acesso de máquinas e equipamentos.


A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução da obra é a Infa Incorporadora Farroupilha, de Triunfo. O valor homologado é de R$ 4.870.004,68. A obra será custeada com verbas do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do MPRS – que em maio de 2023 oficializou o repasse de R$ 4 milhões. O restante do valor é contrapartida da prefeitura.


A iniciativa

A busca pelo Memorial às Vítimas da Boate Kiss ocorre desde 2013, ano em que aconteceu o incêndio na casa noturna e resultou em 242 mortes e em mais de 600 feridos. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de concurso nacional aberto de arquitetura, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) do Rio Grande do Sul em 2018. 


Ao todo, foram entregues 121 propostas. A escolhida por unanimidade pelo júri como vencedora foi a do arquiteto Felipe Zene Motta, da empresa Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, de São Paulo, que prevê um jardim naturalista circular de flores e um auditório. Ao redor, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.


O memorial terá 383,65m² de área total construída distribuída em um único pavimento e inclui sala de escritório, sala multiuso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e jardim. O prazo para entrega, a contar da assinatura da ordem de serviço, é de 240 dias (cerca de oito meses).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Final de semana terá tarde mais fria do ano; próximos dias serão marcados por frio, chuva e umidade Anterior

Final de semana terá tarde mais fria do ano; próximos dias serão marcados por frio, chuva e umidade

30ª Feicoop inicia no dia 12 de julho com foco na geração de renda após a tragédia climática e outras 5 notícias Próximo

30ª Feicoop inicia no dia 12 de julho com foco na geração de renda após a tragédia climática e outras 5 notícias

Geral