Vencedor de desafio tem recorde de 138,95 sacas de soja por hectare

Vencedor de desafio tem recorde de 138,95 sacas de soja por hectare

Foto: Beto Albert (Diário)

Imagine produzir até 138,95 sacas de soja em apenas um hectare. Esse feito foi do produtor rural Karl Milla e do consultor Rafael Managó, da Fazenda Mariedda, em Candói (PR). Eles foram vencedores do 16º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), superando os 6 mil competidores inscritos, de 1,1 mil municípios em 20 Estados. Na realidade, a propriedade deles tem 5.681 hectares, sendo 1.509 para o plantio de soja. 

​​​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A marca recorde foi obtida em uma área menor, auditada, e é 3,3% superior à de 2023, que tinha sido de 134,46 sacas. Na média geral da propriedade, a média também foi bem alta: 93,75 sacas por hectare – pela cotação atual, de R$ 124 a saca, dá uma renda bruta de R$ 11,6 mil por hectare. A título de comparação, a média de produtividade da soja no Rio Grande do Sul, em anos bons, costuma ficar em 55 sacas por hectare. Claro que alguns produtores até colhem mais do que isso.

Mas qual o segredo de uma produtividade tão elevada? Segundo o campeão do desafio, entre as técnicas utilizadas estão rotação de culturas, escolha da cultivar e acertar em semear na época certa, além da qualidade físico-química do solo. Outros fatores fundamentais, segundo ele, são fazer um monitoramento da lavoura o tempo todo, tendo assistência técnica adequada.

Foto: Renan Senra/CESB

Já na categoria nacional irrigada, o recorde foi de 133,79 sacas de soja por hectare na Fazenda Fratelli, de Itapeva (SP), do produtor Silvio Maluta e do consultor Robson Diogo Ribeiro dos Santos.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Especialista explica por que o juro do país não pode cair de 10,5% para 6% ao ano no país Anterior

Especialista explica por que o juro do país não pode cair de 10,5% para 6% ao ano no país

Projeto para duplicação da Faixa  Nova tem novo atraso, confirma Daer Próximo

Projeto para duplicação da Faixa Nova tem novo atraso, confirma Daer

Deni Zolin