Foto: Pedro Piegas
As inscrições para o processo seletivo 2025 dos cursos de graduação do Instituto Federal Farroupilha (Iffar) vão até 3 de janeiro de 2025. São oferecidas mais de 2 mil vagas em cursos presenciais e à distância. Para concorrer, os candidatos podem utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtidas em qualquer ano a partir de 2009.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os cursos de graduação presenciais são oferecidos nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.
Para frequentar os cursos de graduação à distância (EaD), os estudantes devem cumprir parte da carga-horária de forma presencial nos polos ofertantes. Os cursos EaD são oferecidos nas cidades de Candelária, Santiago, São Gabriel, São João do Polêsine e Uruguaiana.
Os cursos de graduação são dirigidos a estudantes que já terminaram ou estão concluindo o ensino médio. Para participar da seleção, os candidatos devem utilizar notas do Enem obtidas em qualquer ano a partir de 2009.
As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitas. Elas devem ser realizadas pelo Portal de Ingresso do Iffar até a data-limite. Na inscrição, o candidato deve selecionar o curso e o local de oferta, uma opção de reserva de vagas (ou ampla concorrência) e a edição do Enem a ser utilizada para classificação.
Do total das vagas oferecidas, 60% delas são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública. Dentro desta reserva, metade das vagas são destinados a candidatos de baixa renda.
Os candidatos devem selecionar a cota na qual se encaixam e anexar os documentos correspondentes no ato da inscrição, de acordo com as instruções dispostas no edital, que está disponível no site iffarroupilha.edu.br.
Saiba mais: