🔒 exclusivo assinantes

Ônibus que bateu em poste no centro de Santa Maria passará por perícia para apontar a causa do acidente

Ônibus que bateu em poste no centro de Santa Maria passará por perícia para apontar a causa do acidente

Foto: Beto Albert

Laudos irão apontar se houve quebra ou não de uma peça do veículo

Após a retirada do veículo ônibus que bateu em poste no centro de Santa Maria, que ocorreu ainda na tarde de segunda-feira (2), uma investigação será realizada para apontar a causa do acidente. A situação é acompanhada principalmente pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria e pelo Sistema Integrado Municipal (SIM), que é composto por seis empresas de transporte coletivo da cidade: Transportes Salgado Filho, Expresso Nossa Senhora das Dores, Santa Catarina Transportes, Expresso Medianeira, Viação Centro Oeste e Gabardo Transportes.

Ainda estamos verificando [a causa], porque a primeira atitude que tomamos foi atender as pessoas feridas. Agora, o ônibus irá passar por perícia. Até porque haverá um inquérito criminal por se tratar de um acidente de trânsito. Estão sendo providenciadas perícias, que informem tanto ao município quanto ao Poder Judiciário, o que aconteceu. Há suspeita de uma quebra de uma peça, mas não se tem ainda uma resposta definitiva – afirma o representante do SIM e diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Edmilson Gabardo.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ao Diário, Gabardo também falou sobre o estado de saúde do motorista:

Ele está bem. Todos os motoristas são preparados para essas situações. Ele é um motorista experiente e vinha em baixíssima velocidade, cerca de 20 km/h. Então, em razão disso, tivemos um número pequeno de feridos.

O representante do SIM também comentou sobre a condição dos veículos de transporte coletivo que circulam por Santa Maria. Conforme ele, os ônibus são revisados a cada 3 dias e caso seja constatado qualquer tipo de problema ou anormalidade, o veículo é recolhido para a garagem, onde passará por manutenção.

– A frota de transporte urbano de Santa Maria realiza quase 1 milhão de quilômetros por mês e algum problema mecânico ocorre. Mas todos os ônibus são devidamente vistoriados e sofrem manutenção preventiva regular. Esse caso é um ponto fora da curva, porque é raro acontecer um acidente assim com um veículo de transporte coletivo. Problemas mecânicos ocorrem até com carros novos. O ônibus que incendiou há meses atrás tinha menos de um ano de uso. Então, esse é um problema que também está sendo investigado para saber de quem é a responsabilidade: se é do fabricante do chassi ou fabricante da carroceria – afirma Gabardo.

Foto: Beto Albert

Leia também 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

arianne.lima@diariosm.com.br

Iffar está com inscrições abertas para ingresso em cursos de graduação Anterior

Iffar está com inscrições abertas para ingresso em cursos de graduação

Santa Maria registra média de 41 órfãos por ano desde 2021, aponta levantamento inédito no Estado Próximo

Santa Maria registra média de 41 órfãos por ano desde 2021, aponta levantamento inédito no Estado

Geral