🔒exclusivo assinantes

Cinco dicas para começar 2025 com a vida financeira organizada

Cinco dicas para começar 2025 com a vida financeira organizada

Foto: Vecteezy (Divulgação)

Com a proximidade de um novo ano, é hora de traçar as metas financeiras para 2025. Apesar de nem sempre ser uma prioridade na lista de objetivos, pensar em estratégias de controle das finanças pode ser decisivo na realização de outros desejos. O planejamento deve iniciar ainda em 2024, para ser possível começar o novo ano colocando os hábitos em prática.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O Diário preparou uma lista com cinco dicas que podem te ajudar nesta missão. Para isso, a reportagem conversou com a especialista em administração financeira e professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Kelmara Mendes Vieira. Confira abaixo: 

1. Entenda sua situação atual e saiba onde precisa melhorar

O primeiro passo é entender qual o cenário atual de suas finanças pessoais. Coloque no papel quais serão as principais despesas fixas ao longo do ano e de onde virá o dinheiro para o pagamento.

– Se você ainda não mantém um controle adequado das suas finanças, o primeiro passo é deixar de procrastinar. Pode ser em um caderninho ou por um aplicativo, mas comece fazendo um levantamento de todos os seus gastos e receitas dos últimos meses. Assim poderá tomar consciência da sua vida financeira – explica Kelmara. 

Outra dica é listar quais foram os maiores desafios financeiros enfrentados em 2024 e, assim, planejar formas de não repetir os mesmos erros. 

2. Categorize seus gastos

Para ajudar no planejamento e entender melhor como seu dinheiro está sendo gasto, uma opção é categorizar as contas. Assim, é possível identificar áreas prioritárias e onde é possível economizar. Veja o exemplo:

  • Gastos fixos: aluguel, contas de luz, água, internet, entre outros;
  • Gastos variáveis: alimentação, transporte, lazer;
  • Gastos anuais: IPTU, IPVA, seguro do carro, matrícula escolar;
  • Investimentos e poupança: quantia destinada à reserva de emergência e outras aplicações;
  • Projetos de vida: objetivos futuros, como viagens, comprar a casa própria, aumento do patrimônio, novas fontes de renda, estudos etc.

3. Se prepare para as despesas de início de ano

Para não ser pego de surpresa, lembre-se de incluir na lista de despesas de 2025 os tradicionais gastos de início de ano, como IPTU, IPVA, seguros, matrículas e compra de material escolar. 

Busque reservar um percentual do seu orçamento nos meses finais de 2024, para iniciar o novo ano com maior tranquilidade financeira. 

3. Use o 13º salário a seu favor

Destinar parte do recurso do 13° salário pode ser uma alternativa para iniciar o ano no positivo. Ele pode ser utilizado para o pagamento dos gastos de início de ano ou para quitar dívidas pendentes.

Para isso, pode ser necessário rever gastos excessivos que costumam ocorrer com as festas de final de ano e compra de presentes. 

5. Construa uma reserva de emergência

Para evitar sufocos financeiros ao longo do ano, a especialista indica priorizar a construção de uma reserva de emergência. 

– Se a situação da família está sob controle, ou seja, gastando menos do que ganha, é o momento ideal para pensar no longo prazo. Identificar a melhor forma de poupar para construir uma reserva de emergência é fundamental. Com as sucessivas mudanças de regras na previdência social, outro ponto importante é pensar no planejamento financeiro para a aposentadoria – destaca. 

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Caroline Souza

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

Aplicativo sobre prevenção de desastres já tem 2 mil downloads; Santa Maria está inclusa no mapeamento Anterior

Aplicativo sobre prevenção de desastres já tem 2 mil downloads; Santa Maria está inclusa no mapeamento

Cecília e Miguel são os nomes mais registrados em Santa Maria em 2024 Próximo

Cecília e Miguel são os nomes mais registrados em Santa Maria em 2024

Geral