Foto: Divulgação
Enedir foi percursor da neurocirurgia em Santa Maria.
A cerimônia de despedida do médico Enedir Borges Teixeira será realizada sexta-feira (27), das 8h às 18h30min, na sala A do Crematório Santa Rita, em Santa Maria. Ele morreu na manhã de quarta (25), aos 85 anos, por um mal súbito enquanto voltava de Salvador (BA) com a família.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O translado do corpo do neurocirurgião é realizado durante esta quinta-feira (26), e deve chegar por volta de 00h no município.
A sala onde o velório ocorre fica localizada na Avenida Prefeito Evandro Behr, 2833, no Bairro Camobi. Logo após a cerimônia, Enedir será cremado.
Trajetória
Natural de São Francisco de Paula, Enedir veio em 1959 para Santa Maria para estudar Medicina. Após concluir a graduação em 1964, na 6ª turma da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi fazer residência em Neurocirurgia em Porto Alegre com Eliseu Pagliogli (médico e professor, pioneiro da neurocirurgia no Brasil). Além disso, fez curso de microcirurgia na Suíça com o professor Gazi Yasargil.
Foi um dos responsáveis pela criação da disciplina de neurocirurgia no curso de Medicina da UFSM, a primeira desse tipo em uma universidade do interior do Brasil. Como professor contratado e, posteriormente, professor titular, formou centenas de médicos ao longo de sua trajetória acadêmica.
Além da atuação na UFSM, o médico desempenhou papel crucial no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (Hospital de Caridade de Santa Maria), onde ajudou a criar o serviço de Neurorradiologia e Radiologia Vascular Intervencionista.
Ele recebeu o Latin American Quality Awards, como destaque em Neurologia, na Cidade do México. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil.
Enedir Borges Teixeira se aposentou em 2019 aos 80 anos. Ele deixa a esposa, Jair Teixeira, três filhos: Daniela, Michele e Ricardo (in memoriam) Teixeira, além de dois genros e três netos.