Bom dia, confira as principais notícias desta quinta-feira:
Cecília e Miguel são os nomes mais registrados em Santa Maria em 2024
Um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar o nome de seus filhos em Santa Maria em 2024. Com 35 registros, Cecília se tornou a preferência na cidade, conforme dados obtidos até o dia 19 de dezembro. Já dos nomes masculinos, Miguel lidera, com 29 registros. Confira o ranking clicando aqui.
Aplicativo sobre prevenção de desastres já tem 2 mil downloads; Santa Maria está inclusa no mapeamento
O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já conta com mais de 2 mil downloads. Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app. Santa Maria tem mais de 15 mapeamentos e pelo menos sete com risco muito alto. Leia a matéria completa aqui.
Morre o médico Enedir Borges Teixeira, precursor da neurocirurgia em Santa Maria
Morreu, na manhã de quarta-feira (25), aos 85 anos, o médico Enedir Borges Teixeira. Ele sofreu um mal súbito enquanto vinha de Salvador (BA) com a família. Enedir foi um dos responsáveis pela criação da disciplina de neurocirurgia no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a primeira desse tipo em uma universidade do interior do Brasil. Clique aqui e saiba mais.
Prefeitura de Santa Maria divulga resultado final da seleção de projetos da Lei de Incentivo à Cultura Municipal 2025
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou o Resultado Final dos Projetos Culturais a serem realizados pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) em 2025. Ao todo, 34 projetos foram selecionados e poderão captar, a partir de 2 de janeiro, um montante de mais de R$ 2 milhões por meio de incentivos fiscais. Todos os detalhes aqui.
VÍDEO: Dezenas de motocicletas são vistas causando perturbação de sossego em Santa Maria
Na madrugada de quarta-feira (25), a equipe Alfa da Guarda Municipal foi acionada pelo CIOSP para atender uma ocorrência de perturbação do sossego público em frente à Praça Saldanha Marinho, na Rua Venâncio Aires, em Santa Maria. No local, cerca de 10 pessoas reunidas com motocicletas estavam causando transtornos. Veja o vídeo neste link.
Carregadores para veículos elétricos na UFSM ficarão indisponíveis para uso público a partir de 1º de janeiro
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informou que os carregadores para veículos elétricos instalados no campus sede, em Santa Maria, e no campus de Cachoeira do Sul, ficarão indisponíveis para utilização do público a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A medida foi tomada para que se possa realizar estudos para a implementação de um novo modelo jurídico que permita a continuidade do fornecimento de energia para os carregadores de forma regularizada e sustentável. Todos os detalhes aqui.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp