Moda, mercado calçadista e o Rio Grande do Sul, por Felipe Machado

Moda, mercado calçadista e o Rio Grande do Sul, por Felipe Machado

Fotos: arquivo pessoal

Olá, leitores!
Hoje vamos falar sobre o impacto que o mercado calçadista e de acessórios possui quando falamos em moda nacional. Ainda mais a grande representatividade que nosso Estado tem na produção, comercialização e importação de produtos para o Brasil e para o exterior. 
Desde 2022, faço parte do Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc) e da Zero Grau, por meio da produção de conteúdo estratégico para o TikTok. São duas feiras promovidas pela Merkator, responsável pelas maiores feiras da indústria de calçados na América Latina. Acontecem todos os anos em Gramado, com o intuito de impulsionar as vendas e aquecer o mercado de moda calçadista e de acessórios. É quando lojistas do pais inteiro fazem suas compras para o próximo inverno, inclusive, inúmeros santa-marienses.

Impacto positivo

Durante todo esse período, é impossível não perceber o impacto positivo que estas duas feiras têm em diferentes aspectos. Quando falamos em produção de calçados e acessórios e geração de empregos, por exemplo, lembramos que no ano passado o Rio Grande do Sul fechou como o Estado que mais gera empregos no setor calçadista brasileiro, isso representa 34,1% dos postos gerados pela atividade no nosso país. Não só a produção e mão de obra, mas é fundamental destacar também a união e conexão entre o lojista nacional com importadores do mundo todo, a combinação destes dois mercados atrai a indústria nacional que não precisa sair de casa para contatos internacionais, além disto recebe seus clientes no principal polo turístico do país, em Gramado.

 
E falando no que vem por ai, as grandes marcas nacionais de calçados já estão finalizando os designs de suas coleções para o próximo inverno. A próxima edição da Zero Grau acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park. Eu estarei lá em Gramado realizando a cobertura através do TikTok @feirazerograu e compartilhando muito conteúdo de peso sobre moda, tecnologia, setor calçadista, inovação e muito mais. A feira já tem cerca de 90% de seus espaços locáveis ocupados, com um mix múltiplo que consegue abastecer os estoques de diversas lojas, respeitando o target de cada unidade de varejo.

Considero esse um impacto mensurável se levarmos em conta os números em compras realizadas pelos lojistas. Mas é imensurável se pensarmos no todo, no cenário de moda que gira muito rápido, que está extremamente atento ao que vem por ai e, em poucos meses, dispõe nas vitrines as novidades das marcas para o consumidor final. Você vê a roda girando impulsionada por muitas pessoas. 


E o mais incrível é que a Zero Grau não se limita a exposição e comercialização de calçados. Workshops, palestras e painéis de especialistas em varejo, tendências, tecnologia e comportamento também compõem a programação, promovendo a discussão de temas relevantes e compartilhamento de conhecimento.

 
– O nosso compromisso é levar informação de qualidade para o setor calçadista, por isto sempre temos assuntos inovadores e desafiadores em nosso eMerkator Talks – diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

 
Fiquem de olho no que vem por aí. Nos próximos meses, eu retorno contando todas as tendências que mais fizeram sucesso durante a Zero Grau 2023. Até a próxima.

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