Artista santa-mariense de 5 anos tem obras expostas no Uruguai (e convites para a Europa)


A pequena Rita Jorge Felice com os pais Stéfano e Mirna na sua exposição em RiveraFotos: Arquivo Pessoal


Uma artista mirim de cinco anos está levando suas cores, literalmente, para além das fronteiras do Brasil. As obras de arte da pequena Rita Jorge Felice estão expostas desde o dia 27 do julho no Museo Departamental de Artes Plásticas de Rivera, no Uruguai. A mostra “Colores de Rita”, aberta para visitação até o dia 25 de agosto no país vizinho, já tem atraído muitos visitantes, sobretudo, crianças de Santana do Livramento e Rivera.

Na vernissage, convidados, artistas plásticos e autoridades do Brasil e do Uruguai estiveram presentes para prestigiar o resultado do processo criativo de Rita. Em suas telas, ela explora pincéis, tintas, lápis de cor e giz de cera, representando singularidades de cores, formas e movimentos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Durante participação no programa CDN Entrevista, da Rádio CDN, a mãe da pequena, Mirna Jorge Felice, corretora de imóveis, conta que, apesar da pouca idade, ela já sabe da importância de seu trabalho:

– Ela brinca, ela se diverte e sabe que aquele momento é dela. É muito legal e ela vê as telas dela expostas, curte e brinca também. Mas é uma criança, não é? Então ela se diverte com tudo, ela leva muito para a brincadeira.

Mirna contou que Rita ficou encantada de ver alunos de escolas infantis de Rivera conferindo os trabalhos dela. 35 telas foram levadas para a exposição “Colores de Rita”, mas o acervo da pequena artista já conta com mais de 60, de diversos tamanhos e cores. E ela já evoluiu em sua arte. Se antes eram coloridas folhas de ofício, agora a preferência de Rita é encher de cor grandes telas, geralmente de 50x70, 60x70 e 50x80.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Rita, todos os seus trabalhos e as exposições estão divulgadas na sua página no Instagram @coresderita, que é monitorado pelos pais.


Mirna conta que, se pudesse, Rita estaria sempre pintando, mas os pais buscam equilibrar as atividades artísticas da filha. Ela tem uma vida normal de criança, brinca e frequenta a escola. A mãe conta que somente os fins de semana são dedicados à produção de suas obras de arte:

– Ela também tem os livros infantis, como qualquer criança, e os livrinhos para pintar com lápis de cor, com giz, canetinhas. Ela também tem que fazer outras atividades, então dedicamos só um momento específico, normalmente, para ela fazer as telas. E, nesse período, ela gosta de fazer duas ou três de uma vez. Nunca sabemos a técnica que ela vai escolher, deixamos o pincel e as tintas à disposição dela.

A artista já expôs em São Sepé, no aniversário do município, à convite do prefeito. Ela também já recebeu, ano passado, um certificado de mérito artístico dos jurados do Luxembourg Art Prize, evento anual organizado pela Pinacoteca de Luxemburgo.


E por falar em Europa, voos mais altos já estão no radar da família santa-mariense. Recentemente, olheiros convidaram Rita para expor ainda este ano no Velho Continente (e em um dos museus mais famosos do mundo...). A família prefere aguardar a concretização dessas novas exposições internacionais para divulgar a data e os locais, até porque muitos custos financeiros estão envolvidos.

Mas, para Mirna, é um orgulho muito grande a filha de apenas cinco anos estar levando o nome de Santa Maria para o mundo. Ela também conta que, além de expor a arte de Rita, tudo tem um objetivo muito importante envolvido:

– Nós queremos incentivar as crianças, as escolas e os pais sobre a importância de estimular a arte e, quem sabe, deixar um pouquinho a tecnologia de lado. É importante que os pais saibam que, ao estimular uma criança a pintar, também incentivamos a criatividade e autoestima. A criança expressa mais seus sentimentos. Essa é a nossa meta: permitir que nossa filha viva a sua arte e que isso possa inspirar tantas outras crianças ao redor do mundo – finaliza Mirna.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pai e filha transformam a brincadeira em família em HQ premiada Anterior

Pai e filha transformam a brincadeira em família em HQ premiada

Bastidores: confraternização na Casa da Amizade e nova Rainha de Festas Infantil do ATC na coluna de Maristela Moura Próximo

Bastidores: confraternização na Casa da Amizade e nova Rainha de Festas Infantil do ATC na coluna de Maristela Moura

Revista Mix