Marvin Grinn agora é game

Nem só do passado vivem os bruxinhos de hoje. Ao contrário, avançam em direção ao futuro. A magia está em ampliar possibilidades, expandir universos e não se deter em formatos predeterminados. Essa é a linha mestra da série Marvin Grinn, do escritor santa-mariense Armando Ribas Neto. Neste mês, o protagonista escapou das páginas dos livros e começa a ser baixado nos celulares. O game “O jogo da Chave Mestra” está disponível, gratuitamente, nas lojas virtuais da AppStore (Aplle) e GooglePlay (Android), pesquisando por “Marvin Grinn”. Ainda em agosto, chega o aplicativo do personagem, conectando ainda mais o mundo do jovem bruxo.


O primeiro passo foi dado ainda no contexto do lançamento nacional da série, agora sob o selo da Editora Vitrola, e a repercussão de vendagem do livro de estreia, Marvin Grinn e A Chave Mestra. Além de alcançar vários estados brasileiros, a obra já ultrapassou fronteiras geográficas e foi lançada no Uruguai, no início do mês.


Armandinho (como o autor gosta de ser chamado) aposta muito no universo digital e nos games interativos para divulgar o projeto literário que tem o bruxinho Marvin como protagonista de inúmeras aventuras.


– Temos um projeto bem amplo para a série. Uma expansão do universo Marvin Grinn está sendo preparada – confirma o escritor, que tem todos os episódios da saga bem alinhados e uma profusão de novas ideias.


E quando fala em expansão, Armandinho não está brincando e se refere a diferentes plataformas e meios das pessoas se conectarem com seu projeto literário. O ponto de partida é despertar o interesse por suas histórias, mas vai muito mais longe. Além do lançamento do advergame (o game para celular do Marvin Grinn), tem próximas ações em curso, e outras tantas etiquetadas como projetos futuros. Ousadia e amplitude de horizontes não faltam.



Em 2019, o investimento na montagem de uma equipe própria de desenvolvedores deu início à caminhada. Os primeiros a integrarem o grupo foram alunos em final de graduação do curso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana (UFN). A equipe, que trabalhou por mais de dois anos em diferentes estilos de games, reunia um leque de habilidades: coloristas, modeladores em 3D e programadores. Utilizando especialmente a plataforma Unity, construiu-se o acervo digital Marvin Grinn. Um game em 3D, um game formatado com licenciamento da Lego e telas interativas estão entre os projetos finalizados. A equipe se renovou, e o trabalho não cessa.


Mas toda essa afinidade com o mundo digital não significa sequer redução de velocidade no projeto literário. Ou melhor, é impulso contínuo. O sucesso obtido com o primeiro volume antecipou o lançamento nacional do segundo. Outubro será a vez de “Marvin Grinn e O Segredo da Sereia”. E a saga segue: o volume três – chamado “Marvin Grinn e a Gaiola Dourada” – virá ao público em abril de 2024.


Em busca da Chave Mestra

Que tal poder se transformar em Marvin Grinn e vivenciar desafios e conquistas como o portador do Livro de Todos os Bruxos? Quem tem familiaridade com jogos eletrônicos pode ter este gostinho. “O Jogo da Chave Mestra” foi roteirizado pelo autor e transpôs para pixels uma diversidade de referências apresentadas no original literário. E o melhor: complementa a história ao trazer um contexto visual (na leitura, isso fica na imaginação de quem lê) e emocional, pois quem joga está vivenciando as emoções com intensidade.


O game é intuitivo e traz um percurso de 10 fases, que aumentam de complexidade gradualmente. A primeira é mais tranquila, a segunda nem tanto, a terceira exige bem mais...
– O jogo vai dando pequenas mensagens ao longo da evolução, vai mostrando os poderes, vai mostrando os adversários – conta Armandinho.

 
Mas, assim como os desafios ficam mais difíceis, o jogador vai conquistando recursos para enfrentá-los. Ao avançar na jornada, passa-se a ter mais ferramentas, mais poderes, mais vidas.

Caminho tortuoso

– É um jogo de plataforma, onde a gente trouxe vários elementos de magia – conta o game designer Matheus Viegas, 28 anos, que fez parte da equipe que desenvolveu o jogo e hoje mora em Guarapuava, no Paraná.


O desenvolvedor se refere ao ambiente onde o personagem se desloca, que tem terrenos irregulares, alturas diferentes e abismos. Além de obstáculos a serem superados e chaves a serem coletadas, a trajetória traz tarefas a cumprir. Entre os desafios, é preciso derrotar opositores, mas o objetivo é bem mais nobre: evoluir e adquirir conhecimento.


– À medida em que ele progride, vai ganhando poderes ligados aos quatro elementos da natureza. O personagem tem de vivenciar todas as fases para adquirir o conhecimento mágico, recebendo os dons de cada elemento: terra, água, ar e fogo. No final, ele estará bem evoluído, bem forte, bem instruído – explica Armandinho.
Além de aprender e se fortalecer, Marvin Grinn precisa recolher as páginas do valioso livro ao longo da evolução. Elas estarão escondidas no cenário. Se não forem recolhidas, o avanço de fases não é permitido, e o jogador precisará refazer o caminho.


O grande desafio, claro, está na fase final. O que Marvin precisará enfrentar para se sair vitorioso em sua missão? Os jogadores mais habilidosos serão os primeiros a saber.

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