Potencial turístico na Quarta Colônia

Os atrativos turísticos da região central do Rio Grande do Sul são grandes propulsores da economia local. A Quarta Colônia se destaca por suas ricas características socioculturais e geográficas, unindo os municípios de Restinga Sêca, Agudo, São João do Polêsine, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande e Dona Francisca. 


A diversidade de atrativos naturais, culturais, religiosos e paleontológicos torna a região única e reforça seu potencial turístico, oferecendo experiências autênticas e enriquecedoras para os visitantes. Para que se expanda cada vez mais, a articulação e o engajamento entre os diferentes atores se faz imprescindível para o crescimento da região e do setor.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Atrativos
Entre os diversos atrativos estão o Monumento ao Imigrante Italiano, um mirante com uma vista impressionante em Silveira Martins, e a Rota das Esculturas, com 12 obras esculpidas em pedra pelo artista Rogério Bertoldo, que homenageiam a cultura italiana, e também o distrito de Vale Vêneto em São João do Polêsine. As Termas Romanas no Recanto Maestro em Restinga Sêca destaca-se como o único parque termal de água salgada com propriedades medicinais do Brasil, com uma área de cerca de 150 hectares. O Hotel Recanto Maestro, com sua infraestrutura diferenciada proporciona uma excelente experiência aos turistas.


Histórias inspiradoras
O desenvolvimento da Quarta Colônia é impulsionado por diversos empreendedores e gestores, como Patrícia Rossato e Anderson Lopes, que lideram o Hotel Recanto Maestro e contribuem ativamente para o setor de turismo na região. Patrícia, que atua como Gerente Geral desde 2016, destaca sua paixão pela hospitalidade e o desejo de servir cada hóspede de maneira personalizada e atenciosa


Ela acredita que o turismo e a hotelaria proporcionam a oportunidade de criar experiências únicas, e que o ato de servir é um dos mais nobres: “o saber servir faz com que a gente busque um refinamento no nosso dia a dia, no nosso trabalho, com as pessoas”. Anderson, que se juntou à gestão do hotel em 2018, e hoje está à frente da gestão comercial, conta que o mais gratificante é proporcionar experiências memoráveis e ver a satisfação dos clientes, e considera inspirador o dinamismo e a diversidade cultural que o turismo proporciona.


Desafios no setor
Patrícia explica que a sazonalidade é um dos principais desafios, o que exige constante inovação e parcerias, como as com agências e operadoras na busca por manter a frequência de turistas durante todo o ano. Anderson também destaca como desafio a sazonalidade e a necessidade de adaptar-se às expectativas variadas dos clientes. Por isso, ele relata o que fazem para superar esses desafios:


– Focamos em treinamento contínuo da equipe, incorporamos tecnologia para otimizar nossos serviços e buscamos constantemente feedback dos hóspedes para melhorar nossas operações.


Expectativas e apostas 
Tanto Patrícia quanto Anderson compartilham a visão que tem para o futuro do turismo na Quarta Colônia. Eles defendem o fortalecimento de novos empreendimentos, especialmente na área gastronômica, para diversificar as ofertas na região:


– Para a gente alavancar novas experiências, novas oportunidades de negócios dentro das rotas turísticas da região, então isso é extremamente importante que a gente busque empreendimentos novos com qualidade e bom atendimento, porque aonde o turista é bem atendido ele sempre vai retornar – explica Patrícia.

 
Além disso, eles veem a necessidade de uma divulgação mais robusta da região, que fortaleça o turismo local e atraia novos visitantes. Acreditam que uma abordagem colaborativa entre empresários e setores públicos é essencial para o crescimento sustentável, promovendo um turismo que valorize o patrimônio cultural e natural da região.


Roteiros
A organização dos empreendimentos em roteiros é uma das estratégias que contribuem para a consolidação do setor na região. Um exemplo disso é o Caminhos de Vale Vêneto, lançado em 2023, com 15 atrativos que envolvem hospedagem, gastronomia, artesanato e experiências, dá força e visibilidade para atrair mais visitantes através da cooperação e ações de promoção conjuntas. O roteiro foi criado por meio de uma metodologia do Sebrae RS, em parceria com o município de São João do Polêsine, ACISAT e Emater/Ascar.


Próximos passos
Para os próximos anos, o Sebrae RS continua com os investimentos para o desenvolvimento do turismo da Quarta Colônia. Em 2025 serão atendidos cerca de 80 empreendedores do setor, com consultorias de criação de produtos turísticos, organização e criação de roteiros, participação em feiras, realização de visitas técnicas em áreas turísticas estaduais e nacionais. Este projeto será lançado em 2025 e a seleção dos empreendimentos será realizada em parceria com os municípios da Quarta Colônia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Potencial turístico na Quarta Colônia Anterior

Potencial turístico na Quarta Colônia

Pesquisa GEM e o atual retrato do empreendedorismo Próximo

Pesquisa GEM e o atual retrato do empreendedorismo

Maico Fabiano Fernandes