Foto: Beto Albert (Diário)
Não há dúvidas da importância do investimento em educação em tempo integral para melhorar o ensino no Brasil, mas uma pesquisa apontou qual a diferença real que o turno integral provoca. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, um estudo do Instituto Natura nos três anos do Ensino Médio revelou que os alunos que haviam estudado em escolas em tempo integral tiveram notas melhores no Enem em comparação com quem estudou em colégios convencionais.
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No caso da nota da Redação, quem tinha aula em dois turnos na escola tirou, em média, 29 pontos a mais do que os alunos de colégios comuns. Em ciências humanas, a média ficou em 10,2 pontos a mais, enquanto em linguagens e códigos, 8,32 pontos, e matemática, 6,12. O levantamento foi feito entre 2017 e 2019.
Outra diferença foi percebida também na maior participação dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram 16% mais estudantes de escolas de tempo integral do que alunos de escolas regulares.
O índice de ingresso nas faculdades foi 5,8% maior entre os jovens que estudaram em colégios com dois turnos de aula.
Claro que o ensino integral não faz milagres e não pode ser o único investimento para melhorar o ensino no Brasil, mas a pesquisa revela que é um passo importante.
Para 2025, mais duas escolas estaduais terão turno integral em Santa Maria, e a prefeitura promete também implementar essa modalidade nos colégios municipais, de forma gradual.
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