Guia incentiva candidatos a apoiarem o empreendedorismo

Em 2024, o Brasil alcançou a marca de 20,9 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), responsáveis por 80% dos empregos gerados no país no ano passado, conforme indicam os dados do Sebrae, FRB, FGV e Caged. Esses números demonstram a grandiosidade que as pequenas empresas têm diante do cenário econômico local e nacional, trazendo impactos significativos na transformação da sociedade como um todo.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Assim sendo, é necessário pautar e promover a temática de desenvolvimento econômico de forma que possa contribuir para a sobrevivência e sustentabilidade das MPEs brasileiras. Com a proximidade das eleições municipais e diversas temáticas de discussão em alta, o Sebrae reforça o compromisso com a agenda do desenvolvimento socioeconômico sustentável para o avanço dos territórios, trazendo suas contribuições para o debate.


Impacto das MPEs
As MPEs são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico do país, contribuindo com 29,5% do PIB nacional. A grande maioria dessas empresas, 17,8 milhões são optantes do Simples Nacional, um regime tributário simplificado que facilita a gestão fiscal das MPEs. Em 2023, os novos empregos gerados no Brasil tiveram destaque para os setores de serviços (53,2%), comércio (22,2%) e construção (15,1%), conforme indicam dados do Sebrae e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. As atividades econômicas que mais contribuíram para essa geração de empregos foram a construção civil, restaurantes, e serviços de escritório e apoio administrativo.


Papel importante
Esses números evidenciam o papel crucial das MPEs na manutenção e criação de empregos, bem como no desenvolvimento do nosso país. Reforça também a necessidade de manutenção e criação contínua de políticas públicas para apoiar o setor. Essas políticas vão ao encontro do desenvolvimento dos territórios para se tornarem cada vez mais empreendedores e inovadores.


Políticas públicas de desenvolvimento econômico
A construção de políticas públicas é fundamental para impulsionar o desenvolvimento das cidades e regiões, pois é por meio dela que é possível modificar estruturas e promover alterações no ambiente local com impactos expressivos como a geração de empregos e oportunidades, aumento de renda e redução de desigualdades. Para essa discussão, busca-se envolver os diferentes atores que compõem a sociedade, não se limitando apenas ao poder público, mas também o setor empresarial, a sociedade civil, universidades e outras instituições.


Candidato parceiro do Pequeno Negócio
O guia “Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio”, é um material que oferece um roteiro prático para candidatos às prefeituras incorporarem propostas práticas à campanha e ao Plano de Governo para que eles possam se apresentar como parceiros dos pequenos negócios, o motor que faz os municípios avançarem rumo à prosperidade.


Objetivo
O objetivo do guia é colocar o empreendedorismo no centro do debate eleitoral, comprometendo os candidatos com a melhoria da qualidade de vida da população e a geração de empregos e renda, promovendo a disseminação de temas relevantes para o aprimoramento do ambiente de negócios, ou seja, o sucesso depende de políticas públicas municipais bem estruturadas que possam promover o desenvolvimento socioeconômico. Valorizar o empreendedorismo e os pequenos negócios é fundamental para esse caminho.


Áreas
O material abrange diversas áreas, incluindo Compras Governamentais; Cooperativismo e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Diversidade; Empreendedorismo na Escola; Gestão Municipal; Inclusão Socioprodutiva; Inovação; Lideranças Locais; Marketing Territorial; Microempreendedor Individual (MEI); Sala do Empreendedor; Simplificação e Desburocratização; e Sustentabilidade.

 
O guia e outras informações estão disponíveis neste link (clique aqui).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Pesquisa retrata a situação dos pequenos negócios gaúchos Anterior

Pesquisa retrata a situação dos pequenos negócios gaúchos

NRF 2025: imersão internacional para a  maior feira de varejo do mundo recebe inscrições Próximo

NRF 2025: imersão internacional para a maior feira de varejo do mundo recebe inscrições

Maico Fabiano Fernandes