Em 2024, o Brasil alcançou a marca de 20,9 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), responsáveis por 80% dos empregos gerados no país no ano passado, conforme indicam os dados do Sebrae, FRB, FGV e Caged. Esses números demonstram a grandiosidade que as pequenas empresas têm diante do cenário econômico local e nacional, trazendo impactos significativos na transformação da sociedade como um todo.
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Assim sendo, é necessário pautar e promover a temática de desenvolvimento econômico de forma que possa contribuir para a sobrevivência e sustentabilidade das MPEs brasileiras. Com a proximidade das eleições municipais e diversas temáticas de discussão em alta, o Sebrae reforça o compromisso com a agenda do desenvolvimento socioeconômico sustentável para o avanço dos territórios, trazendo suas contribuições para o debate.
Impacto das MPEs
As MPEs são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico do país, contribuindo com 29,5% do PIB nacional. A grande maioria dessas empresas, 17,8 milhões são optantes do Simples Nacional, um regime tributário simplificado que facilita a gestão fiscal das MPEs. Em 2023, os novos empregos gerados no Brasil tiveram destaque para os setores de serviços (53,2%), comércio (22,2%) e construção (15,1%), conforme indicam dados do Sebrae e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. As atividades econômicas que mais contribuíram para essa geração de empregos foram a construção civil, restaurantes, e serviços de escritório e apoio administrativo.
Papel importante
Esses números evidenciam o papel crucial das MPEs na manutenção e criação de empregos, bem como no desenvolvimento do nosso país. Reforça também a necessidade de manutenção e criação contínua de políticas públicas para apoiar o setor. Essas políticas vão ao encontro do desenvolvimento dos territórios para se tornarem cada vez mais empreendedores e inovadores.
Políticas públicas de desenvolvimento econômico
A construção de políticas públicas é fundamental para impulsionar o desenvolvimento das cidades e regiões, pois é por meio dela que é possível modificar estruturas e promover alterações no ambiente local com impactos expressivos como a geração de empregos e oportunidades, aumento de renda e redução de desigualdades. Para essa discussão, busca-se envolver os diferentes atores que compõem a sociedade, não se limitando apenas ao poder público, mas também o setor empresarial, a sociedade civil, universidades e outras instituições.
Candidato parceiro do Pequeno Negócio
O guia “Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio”, é um material que oferece um roteiro prático para candidatos às prefeituras incorporarem propostas práticas à campanha e ao Plano de Governo para que eles possam se apresentar como parceiros dos pequenos negócios, o motor que faz os municípios avançarem rumo à prosperidade.
Objetivo
O objetivo do guia é colocar o empreendedorismo no centro do debate eleitoral, comprometendo os candidatos com a melhoria da qualidade de vida da população e a geração de empregos e renda, promovendo a disseminação de temas relevantes para o aprimoramento do ambiente de negócios, ou seja, o sucesso depende de políticas públicas municipais bem estruturadas que possam promover o desenvolvimento socioeconômico. Valorizar o empreendedorismo e os pequenos negócios é fundamental para esse caminho.
Áreas
O material abrange diversas áreas, incluindo Compras Governamentais; Cooperativismo e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Diversidade; Empreendedorismo na Escola; Gestão Municipal; Inclusão Socioprodutiva; Inovação; Lideranças Locais; Marketing Territorial; Microempreendedor Individual (MEI); Sala do Empreendedor; Simplificação e Desburocratização; e Sustentabilidade.
O guia e outras informações estão disponíveis neste link (clique aqui).