Foto: Vicente Oliveira
O santa-mariense Luiz Santos, 20 anos, foi o primeiro skatista da cidade a participar do 30th annual Tampa Am, competição que equivale ao campeonato mundial de skate amador e que foi disputada entre os dias 7 e 10 de novembro, em Tampa, nos Estados Unidos. O gaúcho, que atualmente mora em Florianópolis, terminou na 98º posição, dentre os 133 competidores. Além dele, outros 12 brasileiros estiveram na disputa.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Luiz Santos começou a se interessar pelo esporte na infância, quando praticava no Bairro Urlândia. Conforme foi evoluindo, passou a frequentar o Centro Desportivo Municipal (CDM), ponto conhecido na cidade pela prática do skate. Por lá, melhorou seu desempenho e fez amizades que o ajudaram a evoluir.
Aos 18 anos, o jovem se mudou para Florianópolis, pois buscava melhores condições para crescer na modalidade. Desde então, passou a planejar a participação no torneio nos Estados Unidos, que sempre foi um sonho. Entre doces vendidos na escola, procura por parcerias, a demora para conseguir o visto norte-americano e, obviamente, o convite para disputar a competição, ele confirmou a sua ida neste ano.
– Estou muito feliz de ter participado, porque ninguém de onde nós viemos tinha chegado até aqui. É uma cidade que, durante anos, não teve suporte para skatistas, nunca teve pista de skate, nós tínhamos que andar escondido no CDM, com a população olhando torto para nós – disse Luiz Santos.
Pista de skate
Uma pista de skate indoor será inaugurada no Centro Desportivo Municipal (CDM), em janeiro de 2025. De acordo com a prefeitura de Santa Maria, as obras já estão 50% concluídas, com o piso e a estrutura dos banheiros prontos. Esta será a primeira estrutura coberta e pública voltada para o esporte no Rio Grande do Sul. A ideia é contemplar 17 elementos para que os skatistas possam variar manobras.
Leia também