Santa-mariense representa a cidade pela primeira vez em campeonato mundial de skate nos Estados Unidos

Santa-mariense representa a cidade pela primeira vez em campeonato mundial de skate nos Estados Unidos

Foto: Vicente Oliveira

O santa-mariense Luiz Santos, 20 anos, foi o primeiro skatista da cidade a participar do 30th annual Tampa Am, competição que equivale ao campeonato mundial de skate amador e que foi disputada entre os dias 7 e 10 de novembro, em Tampa, nos Estados Unidos. O gaúcho, que atualmente mora em Florianópolis, terminou na 98º posição, dentre os 133 competidores. Além dele, outros 12 brasileiros estiveram na disputa.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


Luiz Santos começou a se interessar pelo esporte na infância, quando praticava no Bairro Urlândia. Conforme foi evoluindo, passou a frequentar o Centro Desportivo Municipal (CDM), ponto conhecido na cidade pela prática do skate. Por lá, melhorou seu desempenho e fez amizades que o ajudaram a evoluir.

Aos 18 anos, o jovem se mudou para Florianópolis, pois buscava melhores condições para crescer na modalidade. Desde então, passou a planejar a participação no torneio nos Estados Unidos, que sempre foi um sonho. Entre doces vendidos na escola, procura por parcerias, a demora para conseguir o visto norte-americano e, obviamente, o convite para disputar a competição, ele confirmou a sua ida neste ano.

– Estou muito feliz de ter participado, porque ninguém de onde nós viemos tinha chegado até aqui. É uma cidade que, durante anos, não teve suporte para skatistas, nunca teve pista de skate, nós tínhamos que andar escondido no CDM, com a população olhando torto para nós – disse Luiz Santos.


Pista de skate

Uma pista de skate indoor será inaugurada no Centro Desportivo Municipal (CDM), em janeiro de 2025. De acordo com a prefeitura de Santa Maria, as obras já estão 50% concluídas, com o piso e a estrutura dos banheiros prontos. Esta será a primeira estrutura coberta e pública voltada para o esporte no Rio Grande do Sul. A ideia é contemplar 17 elementos para que os skatistas possam variar manobras.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Time de Santa Maria vence Série Bronze da Liga Sul-Riograndense de Futsal Anterior

Time de Santa Maria vence Série Bronze da Liga Sul-Riograndense de Futsal

STF tem cinco votos para manter prisão de Robinho Próximo

STF tem cinco votos para manter prisão de Robinho

Esportes