A direção estadual do União Brasil não quer vínculo com o governo Jorge Pozzobom (PSDB) e deu um ultimato aos filiados ao partido com cargos na prefeitura. Entre eles, estão o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o vereador Manoel Badke, Maneco, o próprio presidente da sigla, Jair Binotto, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.
Coordenador do União Brasil no centro do Estado, Ronei Gamboa disse que a decisão não se trata de “um boicote”, mas, sim, de organizar o partido no município para as eleições de 2024. “Queremos ter vida própria, não queremos ter na executiva municipal quem esteja no governo”, afirmou ele. Nomes como Decimo e Badke, segundo o coordenador, até hoje não contribuíram para a legenda, presidida no Estado pelo deputado federal Luiz Carlos Bussato.
— Eles trabalharam no pleito passado para outros candidatos que não os do União Brasil. E a gente acredita que eles têm um projeto definido — justifica Gamboa, referindo-se ao fato que Decimo pode entrar no PSDB para concorrer a prefeito, e Badke, ingressar no PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Hoje, conforme o coordenador, a sigla não tem uma comissão provisória na cidade oficializada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A direção local foi formalizada “verbalmente” pelo presidente Busatto.
Procurados sobre a decisão da cúpula estadual, Decimo e Badke não retornaram até o fechamento da coluna. Mas o vereador sempre demonstrou vontade de se filiar ao PL e não o fez pelo risco de perder o mandato. Já o vice havia decidido, por enquanto, ficar no União com possibilidade de voar para o ninho tucano, mas, agora, como foram convidados, gentilmente, a se retirarem, a porta está escancarada!
Três lideranças de peso
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), o deputado Valdeci Oliveira (PT) e o atual secretário de Assistência Social do governo Eduardo Leite (PSDB), Beto Fantinel (MDB), encontraram-se na confraternização dos 126 anos da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), na noite de terça-feira.
Os três políticos estão entre as principais lideranças de Santa Maria. Pozzobom é o nome do PSDB e com votos na sigla. Já Valdeci é um líder que transcende o PT na cidade liderando as maiores votações em Santa Maria, junto com o deputado federal Paulo Pimenta (PT), hoje ministro da Secretaria de Comunicação. E Fantinel, cresceu na parada com a reeleição a deputado estadual com mais de 49 mil votos.
Não há dúvida que os três estarão presentes na eleição de 2024. Como não pode concorrer, Pozzobom será cabo eleitoral do seu vice, Rodrigo Decimo. Valdeci e Fantinel tendem os dois a estarem nas urnas. Façam suas apostas.