Jaqueline Silveira

Acordo evita disputa no PDT estadual, e Romildo Bolzan é eleito presidente

Acordo evita disputa no PDT estadual, e Romildo Bolzan é eleito presidente

Foto: PDT (Divulgação)

Presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi mediou acordo para a retirada da candidatura de João Luiz, e Romildo Bolzan fosse eleito presidente do partido no Estado

Acordo mediado pelo presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, evitou uma disputa entre o ex-presidente Romildo Bolzan Júnior e o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, na convenção, realizada no sábado, na sede do partido, em Porto Alegre. Pela composição, Bolzan assume a presidência do PDT até 2027, e João Luiz, que retirou a candidatura, deverá ser o coordenador de Prefeitos, cargo que será criado na direção nacional da legenda de Leonel Brizola. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A chapa de consenso foi referendada por 285 trabalhistas, muitos do interior do Estado, como o próprio João Luiz Vargas, o coordenador do PDT na Região Centro, Eduardo Vargas, o presidente do partido em Santa Maria, ex-reitor Paulo Burmann, e a vereadora da cidade Luci Duartes, Tia da Moto. A direção é composta por 26 membros e será centralizada, principalmente no tripé: Bolzan, presidente; deputado federal Pompeo de Mattos, vice-presidente; e Juliana Brizola, secretária-geral. 


A convenção foi coordenada pelo ex-deputado Ciro Simoni e por Carlos Lupi - também ministro da Previdência do governo Luiz Inácio Lula da Silva -, que foi o algodão entre os cristais para aplacar as divergências entre os apoiadores de Bolzan e João Luiz e evitar de o PDT sair mais dividido e até enfraquecido do encontro partidário. “Nós temos que, até a décima hora, trabalhar pela unidade”, afirmou Lupi, enquanto buscava o consenso, destacando que o objetivo não era perder correligionários com a disputa, muito menos “um companheiro com a história do João Luiz”.   Pela composição, o grupo do prefeito de São Sepé indicou mais jovens e mulheres ao diretório estadual, que não estariam contemplados na chapa inicial.


No encontro, o partido reforçou posição de “centro esquerda”. Em seu discurso, Bolzan demonstrou que está consciente dos problemas e da tarefa para reconstruir o PDT, que tem perdido espaço, especialmente no interior do Estado. O ex-presidente do Grêmio chegou a dizer que, de fora, percebia o partido “definhando”, mas que vê possibilidade de mudar essa situação. Sobre o partido fazer parte da base do governo Eduardo Leite (PSDB), Bolzan afirmou que a posição pode ser revista desde que o diretório seja provocado. Desafios ao novo presidente não faltarão, contudo, o ex-prefeito de Osório conhece bem o ambiente minado em que assume o PDT, sigla que comandou por longo tempo.


Vereadora Luci Duartes (à dir.), Tia da Moto, ao lado do presidente eleito, Romildo Bolzan Júnior, é a única representante de Santa Maria e região na direção estadualFoto: Divulgação


Única vereadora do PDT em Santa Maria, a professora municipal Luci Duartes, Tia da Moto, também é a única representante da cidade e região entre os 26 nomes da direção estadual do partido. Indicada pelo grupo do prefeito João Luiz Vargas, ao qual ela apoiava, Luci assumirá como secretária adjunta de Apoio aos Vereadores.


O fato de Luci compor a direção gaúcha do PDT sinaliza para uma valorização da parlamentar, que anda descontente com a divisão da sigla em Santa Maria e até há especulações de que poderia deixar o partido no período da janela, em março de 2024.    

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PSB de Itaara decide expulsar prefeito afastado e prefeita interina Anterior

PSB de Itaara decide expulsar prefeito afastado e prefeita interina

Respeitado orador, ex-vereador João Nascimento retorna à Tribuna da Câmara Próximo

Respeitado orador, ex-vereador João Nascimento retorna à Tribuna da Câmara

Jaqueline Silveira