Cenário eleitoral de Santa Maria está a pleno vapor com trocas de partidos e novas filiações

Desde a destituição da antiga direção, comandada por Marco Mascarenhas, e junto sucumbir a pré-candidatura a prefeito de Ewerton Falk, o Partido Liberal (PL) deu um salto em tempo recorde.


​  + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Sem bancada na Câmara de Santa Maria até poucos dias, o PL fechou a semana com dois vereadores, Roberta Leitão, também nova presidente do partido na cidade, e João Ricardo Vargas, Coronel Vargas, ambos do Progressistas.


Vereadora Roberta Leitão é a nova presidente do PL


E a legenda já confirmou que terá pré-candidatura própria à prefeitura, e Coronel Vargas pode ser o nome para compor a majoritária – de prefeito ou vice. A própria Roberta Leitão é outro nome cotado.


O PL tem a expectativa de fechar a janela, que se encerra em 5 de abril, com até quatro vereadores no Legislativo santa-mariense. Por obra e influência do deputado federal Luciano Zucco, tenente-coronel Zucco, a deposição da antiga direção, independentemente da forma que foi conduzida, mudou de patamar o PL. 


“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL


Aliás, Zucco estará na cidade, no próximo sábado, para um ato de recepção aos novos filiados.


Decisão na próxima terça-feira
Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, apresentado pelo jornalista Alexandre De Grandi, na quinta-feira, o vereador Tubias Callil disse que anuncia seu futuro político na próxima terça-feira durante a sessão plenária. 


“Essa nota é uma aberração”, afirma Tubias, sobre decisão do MDB


Se nada mudar no meio do caminho, o destino de Tubias é o PL, convidado pela presidente do partido, Roberta Leitão, e pelo deputado federal Luciano Zucco. Também recebeu convites do Podemos e do Novo.


Tubias e MDB não têm mais ambiente, ainda mais depois que a sigla o convidou, gentilmente, a se retirar durante a janela. “Eu não saí do MDB, ele que saiu de mim”, afirmou o vereador na entrevista. 


Após duas eleições como vice, MDB lança Beto Fantinel à prefeitura de Santa Maria


E a julgar pelas declarações, deixará o partindo atirando, e o maior alvo será o pré-candidato a prefeito do MDB, Beto Fantinel. “Quem viver, verá!”, já diz o ditado popular.


PDT comemora filiações

O PDT, do pre-candidato a prefeito Paulo Burmann, encerra a semana comemorando um reforço na nominata à Câmara de Santa Maria.

 

Cida Brizola, entre o pré-candidato a prefeito Paulo Burmann e a vereadora Luci Duatres, é a mais nova aquisição do PDTFoto|: Divulgação


Primeiramente, a sigla filiou o 1º suplente Zaluar Soares, ex-Progressistas. Depois, foi a vez da ex-presidente do Legislativo Cida Brizola (na foto, entre Burmann e a vereadora Luci Duartes), trazida do União Brasil.


PSB mais próximo ...

O PSB já esteve muito próximo de compor a chapa de Paulo Burmann (PDT), mas encerrou a semana mais perto do PSDB, do pré-candidato a prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), atual vice-prefeito.

 
Em menos de 15 dias, o presidente do PSB, Celso Carvalho, e os dois vereadores da bancada, Danclar Rossato e Paulo Ricardo Pedroso, reuniram-se com o presidente do PSDB, Guilherme Cortez, para costurar uma aliança. 


O PSDB tem de filiar Decimo até 6 de abril e quer no mesmo ato fazer o lançamento da sua pré-candidatura e com alguns apoios já definidos.


Balançando, e muito 

Delegado Getúlio de Vargas foi convidado para ir o PL e avalia situaçãoFoto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

Apesar de dizer que tem seu trabalho respeitado e prestigiado no Republicanos, ele admite que avalia a troca até pela afinidade de princípios com o partido de Jair Bolsonaro.

 

Novos salários: futuro prefeito de Santa Maria deve receber quase R$ 40 mil; vice e vereadores também terão reajustes

“Estou ouvindo apoiadores mais próximos e, principalmente, minha família. Estou muito bem no Republicanos, sigla onde sou respeitado e tenho liberdade de fazer meu trabalho. Tudo isso estou colocando na balança e semana que vem decido com muita responsabilidade e compromisso de lutar por uma Santa Maria mais justa e igualitária”, afirmou Getúlio.


Depois do baque, o Progressistas ...

Se o PL comemora o crescimento da noite para o dia, o Progressistas, por outro lado, tenta se recuperar do baque com a perda de três dos quatro parlamentares no Legislativo santa-mariense dentro de uma semana.

 
Além de correr atrás de novos filiados para reforçar a nominata à Câmara, o partido colocou na vitrine, no final da tarde de quinta-feira, o nome do único vereador da bancada, Pablo Pacheco, que também é presidente do Progressistas, para integrar uma majoritária – de pré-candidato a prefeito ou vice.


Confira as reviravoltas e como está o cenário eleitoral em Santa Maria


A legenda faz esse movimento até para marcar posição, já que não tomou uma decisão, ainda, sobre a disputa à prefeitura. E, principalmente, para tentar tirar o foco das baixas na bancada.

 
Assim que o nome de Pacheco foi divulgado, internamente outros progressistas teriam pedido espaço nessa vitrine, como a ex-vereadora Sandra Rebelato e o ex-candidato a prefeito Evandro Barros Behr.

 Escolha
O Progressistas deverá estar no palanque do MDB ou do Novo e caberá ao diretório, futuramente, referendar alianças e o nome na majoritária, que tende a ser de Pacheco, que avisou há bastante tempo que não concorre à reeleição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As movimentações nos partidos na reta final da janela e de prazos para filiação e troca de legendas Anterior

As movimentações nos partidos na reta final da janela e de prazos para filiação e troca de legendas

Pablo Pacheco: nome do Progressistas à majoritária? Próximo

Pablo Pacheco: nome do Progressistas à majoritária?

Jaqueline Silveira