“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL

“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL

Fernando Barcelos (Diário)

Ewerton Falk chegou a conceder entrevistas como pré-candidato a prefeito do PL, como para o podcast Papo De Grandi

A antiga direção do PL em Santa Maria tomou conhecimento sobre a destituição no último sábado, ao consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), depois que um companheiro de sigla informou que a executiva de Santa Maria havia sido “derrubada”.


 Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Isso ocorreu na saída de um evento promovido pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, em Porto alegre. O relato é do agora ex-presidente do partido Marco Mascarenhas e do ex-pré-candidato a prefeito Ewerton Falk.


Vereadora Roberta Leitão é a nova presidente do PL


“Fui desrespeitado e desonrado pelo procedimento”, afirmou Falk, que também era vice-presidente do PL. Tanto ele quanto Mascarenhas destacaram que a reorganização do partido, que teria pulado de 300 para 900 filiados, foi feita, a partir de 2022, pelo comando deposto. 

Tucanos

Os ex-dirigentes também frisaram que havia aval das direções estadual e nacional para permanecerem no governo Jorge Pozzobom (PSDB), um dos motivos alegados pelo deputado Zucco para a deposição da executiva local, e que, mesmo na gestão dos tucanos, pediram votos para Onyx Lorenzoni na campanha ao governo do Estado em 2022. 


Vereadora Roberta Leitão é a nova presidente do PL

​Além disso, Mascarenhas e Falk rebateram o fato de o PL não se alinhar com partidos de centro, já que a sigla apoiará o MDB na disputa à prefeitura de São Paulo. “Uma pré-candidatura não é um deputado que irá barrar”, acrescentou o ex-pré-candidato a prefeito, é o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan).


Desfiliação

A pedido da nova presidente do PL, vereadora Roberta Leitão, Falk se reuniu com a nova comandante da legenda, contudo, a decisão do grupo não mudou: a desfiliação. Segundo os ex-dirigentes, muitos políticos prestaram solidariedade, inclusive da esquerda, e os mais alinhados com os princípios do grupo aproveitaram e já fizeram convites. “O caminho está indefinido”, disse Mascarenhas sobre o ingresso em um partido.


A caminho de reformulado partido local, vereador do MDB é convidado a procurar outra sigla


Coincidentemente, enquanto Falk conversava com a coluna, ele recebeu um telefonema do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, pré-candidato a prefeito, convidando-o para jantar. Alguém arrisca um palpite sobre o prato principal?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Em prestação de contas na Câmara, reitor destaca números da UFSM Anterior

Em prestação de contas na Câmara, reitor destaca números da UFSM

“Essa nota é uma aberração”, afirma Tubias, sobre decisão do MDB Próximo

“Essa nota é uma aberração”, afirma Tubias, sobre decisão do MDB

Jaqueline Silveira