Pelos números atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Santa Maria tem 15 partidos e federações aptos a participarem das eleições de outubro deste ano. Ou seja, são legendas que estão devidamente regularizadas e em dia com a Justiça Eleitoral.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desse número, três são federações, que é a novidade neste pleito municipal. São elas: PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e PSol/Rede. Elas funcionam como um único partido. A estreia das federações ocorreu na eleição geral de 2022.
Na disputa de outubro
Confira a lista de partidos e federações em vigor. A ordem segue a disponibilizada pelo TSE. No caso das federações, seguiu a ordem das mesmas e não do partido autônomo.
- PSB
- Podemos
- MDB
- PDT
- Progressistas
- PSD
- União Brasil
- Republicanos
- Novo
- PRD
- PL
- PSol/Rede
- PT/PCdoB/PV
- PSDB/Cidadania
- Avante
Limite de candidatos na nominata a vereador
Com o período das convenções aberto, os partidos em Santa Maria começaram, no último final de semana, a oficializar decisões, como a nominata de candidatos à Câmara de Vereadores. No pleito deste ano, há novidade sobre o registro ao cargo de vereador.
Desta vez, os partidos ou federações poderão lançar um total de candidatos até 100% das cadeiras da Câmara mais um. Até 2021, a legislação estabelecia um teto de 150% do número de vagas. Ou seja, na eleição municipal de 2020, as legendas em Santa Maria apresentaram nominatas até 32 nomes. Com as mudanças na lei, partidos e federações, agora, podem lançar somente 22 candidatos.
Legislativo de Santa Maria
Cálculo: 100% das vagas +1
- Número de cadeiras: 21
- Número máximo de candidatos: 22
- Cota de gênero: 7
Leia mais
Curiosidades das urnas: quais auditorias são feitas
Eleitores têm um mês para realizar transferência temporária de local de votação
Republicanos confirma apoio a Decimo e aprova nominata ao Legislativo