Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve

Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve

Foto: Beto Albert

Projeto para nova ponte está sendo feito pelo Daer

Iniciado em setembro de 2021, o asfaltamento da estrada entre Santa Maria e São Martinho da Serra completará dois anos e meio agora em março, com uma boa notícia. Mais um trecho de 5,3 km de extensão vai receber a camada de asfalto agora neste mês. Com os 7,7 km que já estavam asfaltados, totalizará 13 km da obra concluída. Ainda segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trabalho segue e tem previsão de ser concluído, nos 17,3 km da ERS-516, até o primeiro semestre do ano que vem.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Atualmente, com os 7,7 km asfaltados, mais os 5,3 km com base pronta e imprimada (com uma camada de piche), o trajeto entre Santa Maria e São Martinho da Serra está bem menos demorado. Um morador comentou que, com a estrada de chão, levava 40 minutos para fazer os 17,3 km. Agora, faz em 20 minutos. Além do ganho de tempo, é bem menor o desgaste dos veículos.

Questionado sobre a situação da obra, que já dura dois anos, o agropecuarista Vanderlei Scremin Neocatto, 62 anos, comentou:

– Pessoas reclamam que está demorado, mas está acontecendo, é normal. Não é tão fácil como o pessoal imagina. Até abril, deve estar asfaltado até a ponte do Ibicuí-Mirim – comentou.

Por falar em ponte, ela hoje é estreita, só com uma pista, em sentido único e intercalado. Segundo o Daer, está sendo feito o projeto de uma nova ponte com mão dupla, que ficará pronto este ano, mas não há confirmação de quando será feita a licitação, pois dependerá também de quanto vai custar. Ainda é incerto se será aproveitada a ponte atual ou não.

De acordo com o Daer, do km 13,3 (na ponte) até o km 17,3 (na interseção da ERS-516 com a Estrada do Perau Velho, em São Martinho), as obras devem começar ainda este ano e serem concluídas até metade de 2025.

Já foram gastos R$ 23 milhões no asfaltamento da rodovia e, para a conclusão, serão necessários mais R$ 13 milhões. Foram décadas de espera, mas a obra está virando realidade.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Obra do Memorial da Kiss pode começar em março ou abril Anterior

Obra do Memorial da Kiss pode começar em março ou abril

Se não houvesse ano bissexto, o que aconteceria? Próximo

Se não houvesse ano bissexto, o que aconteceria?

Deni Zolin