![Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/909060/file/desktop/soa%20martinho.jpg?1709246721)
Foto: Beto Albert
Projeto para nova ponte está sendo feito pelo Daer
Iniciado em setembro de 2021, o asfaltamento da estrada entre Santa Maria e São Martinho da Serra completará dois anos e meio agora em março, com uma boa notícia. Mais um trecho de 5,3 km de extensão vai receber a camada de asfalto agora neste mês. Com os 7,7 km que já estavam asfaltados, totalizará 13 km da obra concluída. Ainda segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trabalho segue e tem previsão de ser concluído, nos 17,3 km da ERS-516, até o primeiro semestre do ano que vem.
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Atualmente, com os 7,7 km asfaltados, mais os 5,3 km com base pronta e imprimada (com uma camada de piche), o trajeto entre Santa Maria e São Martinho da Serra está bem menos demorado. Um morador comentou que, com a estrada de chão, levava 40 minutos para fazer os 17,3 km. Agora, faz em 20 minutos. Além do ganho de tempo, é bem menor o desgaste dos veículos.
Questionado sobre a situação da obra, que já dura dois anos, o agropecuarista Vanderlei Scremin Neocatto, 62 anos, comentou:
– Pessoas reclamam que está demorado, mas está acontecendo, é normal. Não é tão fácil como o pessoal imagina. Até abril, deve estar asfaltado até a ponte do Ibicuí-Mirim – comentou.
Por falar em ponte, ela hoje é estreita, só com uma pista, em sentido único e intercalado. Segundo o Daer, está sendo feito o projeto de uma nova ponte com mão dupla, que ficará pronto este ano, mas não há confirmação de quando será feita a licitação, pois dependerá também de quanto vai custar. Ainda é incerto se será aproveitada a ponte atual ou não.
De acordo com o Daer, do km 13,3 (na ponte) até o km 17,3 (na interseção da ERS-516 com a Estrada do Perau Velho, em São Martinho), as obras devem começar ainda este ano e serem concluídas até metade de 2025.
Já foram gastos R$ 23 milhões no asfaltamento da rodovia e, para a conclusão, serão necessários mais R$ 13 milhões. Foram décadas de espera, mas a obra está virando realidade.
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