Morre empresário do setor de transporte de Santa Maria

Morre empresário do setor de transporte de Santa Maria

Foto: Arquivo Pessoal

Foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (24), no Cemitério Ecumênico de Santa Maria, o corpo do empresário Airton Menezes da Rosa, 72 anos, que faleceu no domingo (23). Fundador de empresas do setor de transportes de cargas e passageiros da cidade, Airton se tratava de um câncer de pulmão desde o início do ano, mas não resistiu às complicações da doença.


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Santa-mariense criado no Bairro Duque de Caxias, Airton era filho de um funcionário do Daer e de uma dona de casa. Airton, que era separado, deixou duas filhas: Milena e Marcele. 


O irmão Renan Menezes lembra que tinha 12 anos quando o pai faleceu, e Airton, que já tinha 24 anos, ajudou a mãe a cuidar dele e dos irmãos Renato, Eliana e Josiane. Airton era tio do atual secretário de Infraestrutura e Serviços de Santa Maria, Wagner da Rosa.

 
– Eu perdi meu pai, meu irmão e meu melhor amigo. Quando perdi meu pai, ele que praticamente me criou, junto com a mãe, com muito trabalho. Foi uma pessoa muito correta e muito séria, e era muito querida por todos, muito amoroso com as filhas – diz Renan.

 
Segundo ele, Airton trabalhou como motorista em empresas como Expresso Medianeira, Planalto, Ouro & Prata, Barin e ABC (Porto Alegre). Depois, comprou caminhão para transporte, fundando a Transton Transportes. Anos mais tarde, assumiu a linha de ônibus Santa Maria-Santa Flora. 


A empresa, que era tocada pelos irmãos Airton, Renan e Renato, foi vendida há 15 anos para a Santa Catarina Transportes. Mas o trio seguiu no ramo, abrindo a Santaura Transportes, que transporta trabalhadores para florestas de eucaliptos em São Gabriel, entre outras funções, e a Transpal, que faz o transporte coletivo em Palmeira das Missões. Renan destaca:

 
– O legado que ele deixa é o melhor possível. Foi o melhor pai, o melhor irmão e o melhor amigo. Nunca deixou ninguém na mão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quase dois meses após enchente, buracos seguem atrapalhando motoristas em Santa Maria Anterior

Quase dois meses após enchente, buracos seguem atrapalhando motoristas em Santa Maria

Duplicação da BR-290 prometida pelo Estado não sairá do papel. Dnit quer concluir 24 km este ano Próximo

Duplicação da BR-290 prometida pelo Estado não sairá do papel. Dnit quer concluir 24 km este ano

Deni Zolin