
Foto: Alexandre Marques, TUSM / Divulgação
Depois de uma longa espera, o segundo viaduto do Trevo da Uglione entra na reta final das obras, que devem ser concluídas na metade de agosto.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi concluída a etapa de concretagem das lajes nesse segundo viaduto. Até o final da próxima semana, será finalizada a concretagem dos guarda-rodas, encerrando os serviços com concreto previstos para a estrutura.
Paralelo a isso, está em fase de finalização a construção da rampa de saída do viaduto em direção a Duque de Caxias. Logo depois, será feita a pavimentação e a sinalização da estrutura. O Dnit trabalha com a possibilidade de liberar o tráfego no novo viaduto a partir da segunda quinzena de agosto.
O trânsito deve ocorrer em duas pistas, no sentido Urlândia-Duque. Com isso, o primeiro viaduto fará apenas o sentido contrário – ele tem sido utilizado, atualmente, em mão dupla.
Enquanto isso, seguem as escavações da trincheira (pista abaixo do nível do solo) que fará o trânsito no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa, sem precisar parar na rotatória. Quando ela estiver pronta, devem reduzir muito os congestionamentos no Trevo da Uglione.
No acesso à Urlândia, foram finalizadas as estacas necessárias para dar continuidade na construção da passagem inferior. A partir de agora, as equipes devem trabalhar na armação de ferragem da base e das paredes da estrutura. Até a primeira quinzena de agosto, também devem ser concluídos os serviços de concretagem, possibilitando o içamento das vigas, que já foram produzidas e estão prontas para serem instaladas no local. Também está em execução a construção do aterro.
Na passarela do Bairro São João, até a primeira semana de julho, será concluída a realocação da rede de energia, conforme agendamento informado pela concessionária. Equipes já atuam na construção das rampas de acesso do lado direito, fundações e pilares.
Na Rua Capitão Vasco da Cunha, nas próximas duas semanas, os trabalhos estarão concentrados em concluir a pavimentação em todo o segmento entre o viaduto da Santa Marta e a passarela do Bairro São João. Após, será iniciada a implantação da drenagem, e construção da base na parte inferior.
O Dnit ainda não informou uma previsão de conclusão de cada um dos três pontos. Prevê apenas que toda a obra da travessia urbana de Santa Maria deve ser concluída na última semana de dezembro. Ou seja, a duplicação dos 14,5 km, iniciada em 16 de dezembro de 2014, com previsão de apenas três anos de obras, deve completar 10 anos. O custo já passa de R$ 400 milhões.
Duplicação da BR-392
Em agosto, o Dnit pretende começar a duplicação de 2,5 km da BR-392, da Uglione até o Estância dos Montes.