Se não houvesse ano bissexto, o que aconteceria?

Se não houvesse ano bissexto, o que aconteceria?

O calendário juliano foi uma forma de adaptar a contagem do tempo à translação da Terra

Parece um detalhe, mas a inclusão do ano bissexto (29 de fevereiro) ao calendário juliano no ano de 46 depois de Cristo, quando Júlio César era o imperador romano, foi uma forma de adaptar a contagem do tempo à translação da Terra. Como ela leva 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos para dar uma volta completa ao redor do Sol, a saída encontrada à época foi acrescentar um dia no calendário a cada quatro anos para evitar uma distorção, que se agravaria com os séculos. Antes disso, os romanos usavam um calendário em que o ano tinha 355 dias, baseado nos ciclos da Lua.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Depois, o Papa Gregório 13 fez atualizações e o aprimorou o calendário juliano no final do século 16. Desde então, a maior parte dos países acabou adotando o chamado calendário gregoriano, em vigor até hoje.


Mas afinal, o que aconteceria se não houvesse o ano bissexto? Se não fosse incluído o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos, basta fazer uma conta simples: a cada 40 anos, seriam 10 dias a menos. A cada 400 anos, 100 dias. Desde 46 depois de Cristo até agora, seriam quase 500 dias a menos. Segundo o site Tecmundo, isso provocaria uma confusão nas estações do ano. Aqui no Hemisfério Sul, o verão, aos poucos, não seria mais de dezembro a março, mas poderia cair em junho a setembro, ou de maio a agosto. Essas estações do ano sem períodos determinados poderiam dificultar a vida de agricultores e muitas pessoas. No Hemisfério Norte, chegaria um momento em que o Natal não seria mais no auge do inverno e o festejo poderia ocorrer sem neve. O "lado bom" seria que, com o passar do séculos, nós, do Hemisfério Sul, poderíamos ter o dia 25 de dezembro (Natal) na período mais frio do ano. Já a neve no Natal, não teria como garantir, porque ela é rara por aqui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve Anterior

Dos 17 km da estrada para São Martinho, 13 km já estarão asfaltados em breve

Empresa de Santa Maria aparece em propaganda na Times Square, em Nova York Próximo

Empresa de Santa Maria aparece em propaganda na Times Square, em Nova York

Deni Zolin