colunista do impresso

Qual o seu propósito?

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A grande maioria das pessoas não conseguiu ainda responder esta pergunta tão importante, que é: Qual é o meu maior propósito nesta existência?

Esta mesma maioria acredita que o principal motivo que está aqui, neste Planeta, é para a realização de coisas cotidianas, como estudar, ter uma profissão, trabalhar, namorar, ter filhos, ter amigos, ter um carro, uma casa, viajar, se divertir, e finalmente se aposentar.

Tudo isto é importante, mas ainda não é o nosso propósito principal de vida! Isto são apenas os meios que auxiliam o nosso desenvolvimento intelecto moral, são ferramentas para que possamos promover, dependendo do bom uso do nosso livre arbítrio, o adiantamento do nosso espírito imortal.

Através do estudo evoluímos, desenvolvemos o nosso raciocínio lógico, adquirimos conhecimento e cultura para, compreender melhor o mundo e a própria obra divina.

Através dos nossos relacionamentos desenvolvemos qualidades necessárias, para a tolerância e à boa convivência. Os relacionamentos, sejam de amizade ou amorosos, são antes de tudo uma escola capaz de desenvolver a nossa condescendência, paciência, compreensão, solidariedade e amor ao próximo.

A finalidade do trabalho, independente da função que exercemos, não é apenas para o nosso sustento e o nosso progresso material. É, antes de tudo, servir, construir, ser útil, é desenvolver valores como, a honestidade, confiança e respeito.

Todos precisamos ter um propósito de vida, algo que nos carregue diariamente de energia e vontade de viver! A própria Organização Mundial da Saúde, OMS, através de inúmeras pesquisas científicas, conclui que ter um propósito elevado de vida traz mais saúde, alegria, longevidade e disposição para continuarmos lutando por um mundo melhor.

Progredir sempre é uma lei divina e uma necessidade do espírito e do ser humano. A doutrina espírita, tem como princípio, valorizar o bem maior que é a vida. Ela ajuda-nos a encontrar o sentido maior desta existência e a perceber as lições que estão contidas nos desafios terrenos, nos fortalecendo e auxiliando-nos a enfrentar com mais serenidade e confiança, mesmo aquilo que parecia impossível de suportar.

Que possamos, através do autoconhecimento e da prática do bem pelo bem, descobrir o ser único e poderoso que somos, encontrando assim uma resposta que é só nossa, para qual o nosso maior propósito desta vida!

Sendo você, um adolescente, um jovem, um adulto ou um idoso, busque insistentemente o seu propósito de vida, e lute por ele, entregando sempre o seu melhor para a vida que lhe rodeia, e a vida pela soberana lei de causa e efeito lhe entregará de volta o melhor dela própria, para o seu crescimento e a sua felicidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Décimo quarto Anterior

Décimo quarto

Desconstruindo o preconceito Próximo

Desconstruindo o preconceito

Colunistas do Impresso