Ações destinadas a prevenção ao retinoblastoma — um tipo de câncer ocular – ocorrerão de forma gratuita neste sábado (21) no Shopping Praça Nova Santa Maria.Das 10h às 20h, uma equipe de médicos residentes, coordenada pela oftalmologista Aline Reetz Conceição, estará no local, orientando aos visitantes sobre esse tipo de câncer, mais comum em crianças com idades entre 0 e 5 anos. O espaço destinado à equipe está localizado no corredor da C&A, quase em frente a Unicred. No local, também devem ser disponibilizados brindes de atividades para as crianças.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A iniciativa, que faz parte de uma mobilização nacional, iniciada a partir da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’, idealizada pelo casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. Em 2021, a pequena Lua, filha deles, recebeu o diagnóstico da doença. Conforme a superintendente do Shopping Praça Nova Santa Maria, Heliane Simones, esta é a segunda vez que a instituição participa da campanha, aproximando o público de especialistas na área:
– Para essa missão, vamos contar com uma equipe qualificada que vai promover a conscientização dos clientes, alertar sobre os principais sintomas, esclarecer dúvidas e reforçar a importância do diagnóstico precoce. Entendemos que somos um importante aliado em diversas discussões importantes para a sociedade e usamos isso para promover um maior engajamento nessa campanha que, além de educativa, também é de imensa utilidade pública.
Campanha
Neste ano, a campanha traz um novo integrante, que promete aumentar a conexão com os pais e crianças. ‘De Olho nos Olhinhos’ conta agora com o mascote Flash, um gatinho que simula um dos sintomas visíveis da doença — o olho de gato — que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.
– Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez – afirmou Tiago Leifert sobre a campanha.
A iniciativa "De olho nos olhinhos" tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).
Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children&Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).
*com informações do Shopping Praça Nova Santa Maria